05 junho 2012

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADES DE VIDA

Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADES DE VIDA
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADES DE VIDA


Objetivos gerais

Integrar na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável, como descrito na Carta da Terra.


EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADES DE VIDA
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E QUALIDADES DE VIDA


Objetivos específicos

•Prover a todos, especialmente crianças e jovens, oportunidades educativas que lhes permitam papel protagonista no desenvolvimento sustentável local e regional;

•Promover a contribuição das artes, humanidades e ciências na educação formal para a
sustentabilidade;

•Assegurar o papel dos meios de comunicação de massa no aumento da conscientização sobre os desafios ecológicos e sociais;

•Reconhecer a importância da educação ética, baseada em valores, para uma condição de vida
sustentável.

O que entendemos por educação para a sustentabilidade e qualidade de vida

A sustentabilidade envolve o uso inteligente de novas tecnologias, o estudo dos potenciais locais, a geração de formas mais democráticas de decisão sobre o uso dos recursos e a busca de soluções diferenciadas segundo as diferentes regiões ou bairros. A educação deve servir menos para permitir à pessoa escapar de sua realidade e mais para ajudar a transformá-la. Neste sentido, as pessoas devem se apropriar do conhecimento do local onde vivem, das suas dificuldades e de seus potenciais. Cada universidade pode gerar um centro de documentação sobre a sua região, e organizar uma rede de consulta científica para assegurar o conhecimento sobre todo o território, e ser uma articuladora do conhecimento necessário aos diversos agentes econômicos e sociais. Há numerosas experiências no Brasil, como Pintadas (BA), onde se ensinam os problemas e potenciais do semi-árido, porque é a realidade local, ou o movimento Minha Escola/ Meu Lugar, em Santa Catarina, ou ainda os Arranjos Educativos Locais, no Paraná. Se quisermos ter desenvolvimento sustentável, devemos ter pessoas com a formação correspondente. A educação passa assim a ser vista para além da sala de aula, evoluindo para a gestão integrada do conhecimento no território.

O Plano de Ação do Departamento para Educação e Habilidades da Inglaterra (DFES) tem como meta: “Todos os alunos irão desenvolver as habilidades, conhecimento e base de valor para serem cidadãos ativos na criação de uma sociedade mais sustentável (STATUS - Sustainability Tools and Targets for the Urban Thematic Strategy).

Já acontece

Minha Escola, Meu Lugar O Projeto lançado em 2005 se baseia na convicção de que o espaço de vivência cotidiana das pessoas constitui o lócus da produção individual e coletiva do trabalho, da cultura, da tecnologia e das identidades. O lugar, enquanto palco das relações que os homens estabelecem com a territorialidade, é o espaço legítimo da intervenção humana, geralmente produzida na direção da melhoria das condições de vida dos sujeitos que o constituem. Tem como propósito maior fortalecer a ação da escola como instituição promotora de desenvolvimento e de aprendizagem, além de estimular a implementação de ações que despertem o espírito protagonista dos estudantes como agentes sociais capazes de transformar o seu lugar. A escola deve ser um pólo irradiador de ações coletivas que projetem o desenvolvimento local. É a partir dela que os atores sociais mais jovens e com grandes talentos podem mobilizar a comunidade para a implementação de políticas sociais capazes de promover o desenvolvimento local.

Objetivos

Fortalecer a ação da escola como instituição promotora de desenvolvimento e de aprendizagem, além de estimular a implementação de ações que despertem o espírito protagonista dos estudantes.

Resultados 

Criação do caderno pedagógico “Minha Escola, Meu Lugar”, que apresenta uma rica abordagem metodológica sobre o conceito de lugar e as possibilidades de participação e contribuição dos estudantes na promoção do desenvolvimento local. Constitui-se, portanto, em excelente referencial  para subsidiar os trabalhos dos educadores da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina.
Fonte: .diaadiaeducacao.sc.gov.br
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
População: 6,2 milhões

Iniciativa australiana por escolas sustentáveis (AuSSI)

Em agosto de 2004, uma parceria do governo australiano, dos estados e dos territórios, visa apoiar as escolas e suas comunidades para se tornarem sustentáveis. Por meio de experiências de aprendizagem da vida real, são trabalhadas a melhora na gestão dos recursos e das instalações das escolas (energia, resíduos, água, biodiversidade, paisagismo, produtos e materiais) e temas relacionados às questões sociais e financeiras. Alguns dos princípios orientadores da iniciativa são: o desenvolvimento de uma nova cultura escolar comprometida com os princípios da sustentabilidade; a realização de ações concretas de aprendizagem e integração com os currículos escolares; o incentivo à participação da comunidade local ligada à escola; o desenvolvimento de relações com outras áreas que tenham impacto sobre a organização e a gestão da escola; o envolvimento dos jovens e o encorajamento das escolas para atingir resultados sociais, ambientais, educacionais e financeiros mensuráveis. Mais de 2000 unidades de educação já estão participando do programa e relatam reduções de até 80% na coleta de resíduos, de até 60% no consumo de água, e economia de 20% no uso de energia, com redução proporcional das emissões de gases de efeito de estufa. As famílias de toda a Austrália têm sido influenciadas pela iniciativa.
Fonte: .environment.gov.
País: Austrália
População: 21 milhões

Araçuaí Sustentável 

O principal objetivo do programa é articular tecnologia sociais em uma mesma cidade, potencializando o trabalho de educação popular já existente e implementando novas ações nas áreas de segurança alimentar e hídrica, agroecologia e energias renováveis, orientando o desenvolvimento local no sentido da sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica.

“A transformação social como causa, um Brasil sustentável como meta”, é o lema deste projeto que teve início em 2005. Para atingir os objetivos, foram usadas três premissas ou estratégias metodológicas: o território como ponto de partida, as alianças interinstitucionais e as tecnologias conectadas de forma sistêmica. Por sua vez, todas as atividades estão conectadas com os sete focos do projeto: água, energia, alimento, habitação, trabalho, educação e cultura.
Fonte: cpcd.org.br/
Cidade: Araçuaí
País: Brasil
População: 37 mil

Arranjos Educativos Locais (AEL)

O projeto-piloto foi instalado na comunidade de Campo Largo, em setembro de 2009. Trata-se de uma ação proposta pelo Sesi/Senai do Paraná, que visa, por meio da interação comunidade-indústria, apoiar o desenvolvimento de comunidades a partir da valorização dos ativos sociais, ambientais, culturais e econômicos já existentes. Em sinergia, todos os atores definem temas prioritários para sua localidade, que serão abordados em atividades práticas de educação transformadora, orientadas para o desenvolvimento humano e para a sustentabilidade. Dessa forma os AEL representam uma proposta inovadora, na qual, por meio de um espaço democrático, criam-se oportunidades de aprendizagem.
Fonte: .fiepr.org.br
Cidade: Curitiba
País: Brasil
População: 1,8 milhão

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri 

Tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio dos programas Memória, Comunicação, Artes e Turismo. Os programas de formação desenvolvem atividades de complementação escolar por meio dos laboratórios de conteúdo e produção. O objetivo é a formação interdisciplinar das crianças e jovens, a sensibilização para ver, ouvir, fazer e conviver com acesso à qualidade do conteúdo e ampliação do repertório. Hoje é uma escola de referência em educação e tem a visão de levar “o mundo ao sertão”. Mas não qualquer mundo, e sim um mundo que proporcione a crianças e jovens o empoderamento pela cultura e pela cidadania. Para proporcionar o acesso de outras comunidades, foi criado o “Turismo de Conteúdo”, abrindo à pesquisa os laboratórios de conteúdo da fundação para um público que, em 2006, chegou a 28 mil pessoas.
Fonte:.fundacaocasagrande.org.br
Cidade: Nova Olinda
País: Brasil
População: 13 mil

Bairro-Escola 

O projeto, iniciado em 1997, tem o desafio de transformar a comunidade em um ambiente de aprendizagem, ampliando os limites das salas de aula. Educar converte-se, então, numa responsabilidade coletiva, na qual professores e gestores passam a contar permanentemente com as mais diversas parcerias públicas e privadas, a começar pelas famílias. Busca-se, assim, criar uma malha multidisciplinar em que se aproveitam todas as ofertas possíveis em torno da educação. O programa é implementado conjuntamente pelo poder público municipal, pelas escolas, pelos parceiros e por educadores comunitários.
Fonte: /aprendiz.uol.com.br
Cidade: São Paulo
País: Brasil
População: 11 milhões