04 junho 2012

EQUIDADE, JUSTIÇA SOCIAL, CULTURA E PAZ PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

Equidade, Justiça social e Cultura de paz

EQUIDADE, JUSTIÇA SOCIAL, CULTURA E PAZ PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL
EQUIDADE, JUSTIÇA SOCIAL, CULTURA E PAZ PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

Objetivos gerais

Promover comunidades inclusivas e solidárias.

Objetivos específicos 

Desenvolver e implementar programas para prevenir e reduzir a pobreza;

Assegurar acesso equitativo aos serviços públicos, à educação, à saúde, a oportunidades de emprego, à formação profissional, à atividades culturais e esportivas, à informação e à inclusão digital;

Promover a inclusão social e a igualdade entre os gêneros, raças e etnias;

Aumentar a segurança da comunidade;

Garantir habitação e condições de vida de boa qualidade e socialmente adequada.


 O que entendemos por equidade, Justiça social e Cultura de paz

Os problemas crescem de forma demasiada nas cidades e algumas situações são absolutamente inaceitáveis. O enfrentamento das questões mais críticas tem de ser rigorosamente prioritário, caso contrário colocam-se em risco todos os outros indicadores positivos que uma cidade possa ter.

A degradação humana tem custos dramáticos


Termos do sofrimento gerado, como da banalização geral da vida e da erosão dos valores de uma sociedade. Além de constituírem uma vergonha em termos éticos, geram sobre custos absurdos em termos econômicos nas áreas de saúde, meio ambiente e segurança. A eliminação a prevenção deste tipo de situação deverá pesar significamente sobre todo sistema de indicadores mais amplos de uma comunidade.


Os Objetivos de Desenvolvimento do milênio (ODM) são um conjunto de oito 



diretrizes estabelecidas com base na declaração do Milênio (ONU), criados para contribuir com a construção de um mundo pacífico, justo e sustentável no seculo XXI.  Os municípios podem e devem assumir um papel de protagonista do desenvolvimento. Por estarem próximos da população, eles tem uma posição estratégica na hora de dialogar e compreender os anseios da comunidade. Foi criado o Guia para a Municipalização dos Objetivos do Milênio, que apresenta uma sugestão metodológica, além dos indicadores básicos que podem ser adotados por qualquer município disposto a monitorar e avaliar o processo.
Baixe o guia:http://www.odmbrasil.org.br/upload/tiny_mce/090707_Guia_Municipalizacao_02.pdf

Já acontece
Moradia com Coração

Às margens do rio Juan Bobo, em Medellín, 300 famílias viviam em condições críticas, suscetíveis ao despejo, expulsão e desapropriação. 

Os números: 80% das moradias com carências estruturais; 35% localizadas em zonas com restrições geográficas; 94% apresentando títulos de propriedade ilegais.

O assentamento não dispunha ainda da prestação de serviços básicos.
 Por meio da aplicação de um modelo alternativo de reordenamento, reajustes no uso do solo e recuperação ambiental, a gestão do projeto "Viviendas com Corazón” teve como meta melhorar as condições de vida das famílias."
 

Objetivos
Melhorar as condições de vida de 300 famílias que moravam às margens do rio Juan Bobo em Medellín, com a introdução de mudanças nas políticas públicas e atividades intra - institucionais, a incorporação do conceito de micro território no planejamento da cidade e promoção do direito à habitação em consenso com a comunidade.

Fonte: http://www.viviendasmedellin.gov.co/


Já acontece


Resultados 
O projeto permitiu o reassentamento voluntário das famílias e a melhoria integral de suas condições de acesso à moradia. Atualmente as famílias dispõem de serviços de água, esgoto e coleta de lixo e um sistema de mobilidade e de espaços públicos desenhados estrategicamente.  O município de Medellín, por meio do seu Plano de Desenvolvimento Local 2008-2011, teve a intenção de expandir o modelo de intervenção beneficiando mais de 6.000 famílias, com a meta de fornecer 15 mil soluções habitacionais. O resultado acumulado até dezembro de 2009 foi de 6.318 soluções habitacionais novas tramitadas, das quais: 652 moradias terminadas, 1.021 a terminar; 4.645 em execução, o que significa 60% da meta institucional.

Fonte: http://www.viviendasmedellin.gov.co/




Revitalização Integral de Assentamentos Urbanos
Em 1993, a prefeitura de Chengdu deu início ao Plano de Revitalização Mais de 30 mil famílias que antes viviam nos bairros de moradias precárias localizadas nas margens dos dois rios receberam moradia decente e acessível. Vários projetos paralelos abordaram os problemas de saneamento, das descargas industriais, da infraestrutura, do transporte e das comunicações, bem como dos parques e jardins.
 Cidade: Chengdu
País: China
População: 4,7 milhões

Fonte: http://habitat.aq.upm.es/dubai/00/bp104.html



Segurança Pública - Medidas de Transformação

mais jovem, e a violência de gênero diminuiu 55%. O plano também trouxe uma redução de 80% no tratamento de emergências médicas, uma redução de 30% em acidentes de trânsito e uma redução de 55% dos incidentes de violência domestica.

população por meio de audiências públicas tem o objetivo de reduzir os indicies de criminalidade, especialmente homicídios , como politicas de inclusão social que promovam a prevenção e a melhoria da qualidade de vida, e de contribuir para a cultura da paz. A taxa de homicídios caiu 60%, particularmente no grupo etário
O Plano Municipal de Segurança desenvolvido em 2001
Cidade: Diadema
País: Brasil
População: 390 mil
Fonte: http://habitat.aq.upm.es/dubai/06/bp1310.html

Programa de Climatização

Cidade Sustentável 

De Educação e Tecnologia (CET), a Universidade de Concepción e o poder publico de Tomé. Os objetivos são superar a pobreza urbana com estratégias baseadas na sustentabilidade ambiental, econômica e social com a participação ativa dos cidadãos e o fortalecimento da organização social para influenciar nas decisões de politica local. Houve melhoria significativa no grau de segurança alimentar de famílias pobres, aumento na renda per capita dos pobres urbanos e melhoria na qualidade do ambiente comunitário (habitat), incluindo o uso intensivo de espaços familiares e comunitários (parques, calçadas e bairros).

O projeto teve início em 1998, com parceria assinada entre o Centro 
Cidade: Tomé
País: Chile
População: 52 mil
Fonte: http://habitat.aq.upm.es/dubai/98/bp552.html

Os Coletores de Lixo “Zabbaleen”


Na década de 90, quatro empresas do Cairo decidiram realizar um esforço coordenado em nome de um grupo de coletores de lixo da cidade, pessoas marginalizadas que recolhem, eliminam e recuperam os resíduos sólidos domésticos.

Estes programas também visam a substituição dos veiculos empregados na coleta de lixo ( carros puxados por burros ) por caminhonetes de coleta, o desenvolvimento de pequenas e micro empresas, o financiamento de classes de alfabetização e a construção de infraestrutura (água, esgoto e rede elétrica) com a participação da comunidade. Entre os resultados obtidos se destaca a reciclagem e reutilização de 90% das 200 toneladas diárias de resíduos domésticos coletados. Em 1998 a iniciativa recebeu um premio da ONU. Praticas semelhantes passaram a ser adotadas em Mumbai e Manila.

Cidade: Cairo
País: Egito
População: 8 milhões
Fonte:  http://habitat.aq.upm.es/dubai/98/bp246.html
http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/cairo-finding-its-own-way-in-waste-collection

Realocação da Moradia

outra área os moradores de Kuisebmond - um bairro que sofreu crescimento populacional significativo, na segunda metade dos anos 90, com impactos negativos sobre os serviços sociais e infraestrutura urbana.

O objetivo do projeto é desenvolver um plano para realocar
 
a serviços que, há pouco mais de um ano, pareciam inatingíveis.
Em dois anos, trabalhando em conjunto com as comunidades afetadas, projetou-se uma nova área: o assentamento de Tutaleni. Mais de 800 famílias foram transferidas com êxito e agora têm acesso
Cidade: Walvis Bay
País: Namíbia
População: 80 mil
Fonte: http://habitat.aq.upm.es/dubai/02/bp002.html