03 agosto 2012

HARMONIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

HARMONIA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Trabalhar em equipe exige sintonia entre os funcionários. Porém, não é raro encontrar no mundo corporativo pessoas dispostas a atrapalhar a produtividade dos colegas. Saiba identifica-las para tentar conviver com elas em paz.

A maioria das pessoas passa boa parte de suas vidas no ambiente de trabalho. Além das atividades laborais, quem passa muito tempo na empresa tem um desafio: saber conviver com todos os colegas de trabalho. Quem consegue relacionar-se com pessoas que possuem gênios, caráter e personalidades diferentes tende a ser mais valorizado no mundo corporativo.

Saber lidar com diferentes pessoas não é complicado. Porém, não existe uma fórmula mágica para conviver em harmonia. Existem vários perfis dentro de uma empresa. Tem pessoas mais proativas, outras mais passivas. Há aqueles mais tímidos, os criativos, etc. Entendendo o jeito de ser de cada um, será possível trabalhar em equipe de forma harmoniosa.
Como manter a harmonia no ambiente de trabalho
Como manter a harmonia no ambiente de trabalho
Fonte:ecovap.blogspot.com.br


Contudo, há pessoas cujo perfil prejudica o trabalho na empresa. São aquelas consideradas "difíceis" dentro do ambiente corporativo por terem comportamentos indesejados. Quem reclama demais, é agressivo ao falar, é dissimulado, omite informações ou solta ao quatro ventos informações sigilosas da empresa, passa por cima de preceitos éticos para obter vantagens, puxa-saco dos colegas e do chefe em demasia e tem intolerância a receber sugestões, por exemplo, tem grandes chances de ser considerada uma pessoa difícil.

Nesses casos, é necessário verdadeiro jogo de cintura para conviver com pessoas assim. Mudá-las é difícil. Mas, por meio de algumas atitudes, podemos fazer com que elas façam uma autoanálise e decidam mudar por conta própria.

- PUBLICIDADE -
Nessas situações é importante tentar saber o que motiva o comportamento negativo nessas pessoas. Às vezes, em uma simples conversa, percebemos que o indivíduo tem necessidade de chamar atenção, por exemplo. Em outros casos, a pessoa está insatisfeita com o trabalho ou até mesmo está passando por problemas pessoais.

Impor limites, propor mudanças internas na empresa ou oferecer programas motivacionais são algumas atitudes que podem melhorar o relacionamento pessoal entre os funcionários. Contudo, se o problema persistir e começar a prejudicar o andamento das atividades, comprometendo o resultado profissional, o caso precisa ser avaliado. Em casos extremos, é preciso tomar atitudes severas. No mundo cada vez mais competitivo, as empresas estão em busca de profissionais que colaborem com a empresa e não o contrário. Por isso, se a pessoa considerada difícil não melhorar e ainda estiver prejudicando a harmonia entre os colegas, é preciso desliga-la da empresa, é necessário fazer com que a pessoa reflita sobre o seu comportamento. Pessoas difíceis estão em todo lugar, mas é possível tentar resolver o problema. Basta agir com assertividade, postura e decisão. Quanto mais protelar, pior será para a empresa.

Adm. Sebastião Mello -Presidente do CFA
Fonte do Texto: administradores.com.br