30 agosto 2012

AMBIENTE URBANO E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE



URBANICIDADE

ambiente urbano e conscientização da sociedade
ambiente urbano e conscientização da sociedade

A iniciativa visa mostrar ao cidadão o sentido e a importância da ambiência urbana e procura produzir uma conscientização da sociedade – em especial do cidadão comum que vive no espaço metropolitano, sobre a existência da RMBH, enfatizando a sua importância para a qualidade de vida com o intuito de torná-la mais ativa no processo de realização da função social da cidade e produzir integração de esforços, a fim de garantir intervenções urbanas responsáveis que se materializem em ações em prol da utilização adequada dos espaços públicos e dos usos coletivos existentes em cidades, levando em consideração a articulação regional, promovida pela conscientização sobre a metrópole. Para tanto, a campanha priorizara a discussão sobre o espaço metropolitano e sua importância na solução de conflitos comuns aos cidadãos moradores deste espaço.



A ênfase, portanto, concentra-se na mobilização comunitária visando a participação popular dos moradores dos 33 municípios metropolitanos, através do diálogo com as associações comunitárias, movimentos sociais organizados, lideranças de grupos e ou movimentos formalmente constituídos, além de OSCIP’s (Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico) e ONG’s (Organização Não Governamentais), considerando de fundamental importância também, a produção de interlocução com gestores públicos, educadores e formadores de opinião reconhecidos dentro deste universo. A abrangência são os municípios mineiros inclusos na RMBH, com ênfase nos 33 municípios que compõem a centralidade metropolitana. São objetivos específicos da campanha:
  • Produzir mobilização comunitária voltada para a valorização da ambiência urbana metropolitana;
  • Produzir troca de experiências entre grupos comunitários relacionadas com boas práticas em relação à ambiência urbana metropolitana;
  • Produzir sensibilização de grupos organizados e da sociedade civil em geral sobre a importância do uso responsável dos espaços públicos e privados;
  • Estimular diálogos sobre desenvolvimento urbano metropolitano;
  • Fomentar processos culturais e cognitivos relativos à cidade com vistas à formação da memória e à elevação da auto-estima dos habitantes como ocupantes da RMBH;
  • Transferir conhecimento relacionado com ambiência urbana metropolitana.
Na consecução destes objetivos, tratar-se-á de temas relativos à melhoria do uso e da apropriação do espaço urbano. São eles:
  • Relação público - privado no espaço urbano metropolitano;
  • Relação espacial do cidadão com a localização da moradia, da rua, do bairro e da cidade nos limites da metrópole;
  • Discussão dos marcos referenciais da RMBH;
  • Manutenção e preservação de espaços públicos metropolitanos;
  • Produção e melhoria de moradias em áreas metropolitanas;
  • Poluição ambiental, em suas diversas conotações;
  • Reciclagem do lixo e destinação em regiões metropolitanas;
  • Soluções arquitetônicas sustentáveis (iluminação natural, aproveitamento de águas pluviais, etc.) em regiões metropolitanas;
  • Preservação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade.
Justificativa

A campanha concentra-se nas práticas individuais dos cidadãos que, alicerçadas em um espírito cívico de pertencimento à polis, melhoram a qualidade de vida de todos na cidade. O cidadão comum, tanto quanto o poder público e as entidades do mercado, é co-produtor e organizador do espaço urbano metropolitano, seja através, da auto construção deste espaço, seja através das atividades cotidianas desenvolvidas que passam pela manutenção do lar, pela inserção do trabalho, pelo deslocamento intra-metropolitano. Desta forma as pessoas comuns são corresponsáveis pela qualidade de vida na cidade. Não devem ser menosprezados, portanto, os impactos gerados pela interação de iniciativas individuais.
A campanha também propiciará a valorização de propostas comunitárias que identifiquem e priorizem ações que qualifiquem o meio ambiente urbano, criando na população local o sentimento de auto-estima e pertencimento à cidade.
Sendo a ambiência urbana o resultado de uma construção coletiva, a campanha espera utilizar-se da criatividade social, na construção de marcos referenciais em cidades e que constituam laços que contribuam para consolidação da memória e das culturas locais.
O projeto se dará na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A campanha será considerada uma experiência inicial que, como tal, deverá aplicar e validar uma metodologia pautada pela construção de ferramentas de mobilização comunitária.
Como resultado prático prevê-se:
  • Fomento de boas práticas individuais;
  • Intensificação da capacidade de diálogo da população sobre desenvolvimento urbano metropolitano;
  • Sensibilização da comunidade para o espaço metropolitano.
Temas importantes para a consolidação da idéia de espaço metropolitano.

- Gestão participativa
- Mobilidade Urbana
-Planejamento Urbano (estímulo a utilização de instrumentos do Estatuto das Cidades)
- Preservação de patrimônio;
- Estimulo a discussão da ambiência urbana, entendida como o conceito coletivo de vida na metrópole.