06 setembro 2012

PLANO DE REUTILIZAÇÃO DE ENTULHOS

Plano de Reutilização de Entulhos

Plano de Reutilização de entulhos
Plano de Reutilização de entulhos


O Plano de Reutilização deve ser implantado com responsabilidade e controle da qualidade da aplicação dos resíduos por parte das empresas construtoras.




Plano de Reutilização de entulhos
Plano de Reutilização de entulhos


Em primeiro lugar, devem-se identificar os resíduos passíveis de reutilização desde que o controle de qualidade seja mantido. Podem ser citados alguns exemplos nas fases de construção, como a utilização de sobras de madeira provenientes da construção de formas em equipamentos de armazenamento e transporte de materiais na obra, como palets, ou, ainda, restos de blocos cerâmicos, ou de concreto, para uso em encasque ou enchimento de contra-pisos.


A especificação de materiais que possam ser utilizados mais de uma vez ao longo do processo construtivo também deve ser incentivada como, por exemplo, escoramento metálico, formas metálicas, entre outros, que têm maior durabilidade do que aqueles em madeira. Um fluxo de reutilização de materiais pode ser desenvolvido pela empresa visando a facilitar a identificação dos materiais passíveis de reutilização, tendo sempre como referência o critério da aplicação com qualidade.


Plano de Reutilização de entulhos
Plano de Reutilização de entulhos


Apesar do esforço empreendido por muitas construtoras para a minimização de perdas, e do uso de materiais passíveis de reutilização, pode-se afirmar que sempre há a geração de resíduo. Mesmo que a empresa tenha implantado um sistema da qualidade e que tenha uma otimização nos seus processos, ainda haverá resíduo no canteiro, sendo necessário o estabelecimento de planos para sua reutilização e/ou fortalecimento de sua reciclagem.
Fonte: biblioteca.sebrae.com.br/