ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL


A reciclagem dos entulhos, também denominados resíduos da construção civil, é extremamente importante. Quando não o direcionamos a este processo, os materiais são destinados a terrenos baldios, APPs (Áreas de Preservação Permanente), entre outros lugares inapropriados.
Uma vez jogados lá, esses entulhos poluem o meio ambiente e regem uma nova extração na natureza.
Além de importante, a reciclagem é realmente vantajosa, uma vez que os materiais que passaram por ela tornam-se mais atrativos economicamente, garantem a mesma qualidade e podem ser reutilizados.
Areia reciclada, por exemplo, pode ser utilizada para assentamentos de tubulações de esgoto, contra-pisos, tijolos de vedação, entre outros. Já a brita reciclada pode ser usada para fabricar concretos não estruturais e drenagens.



Vale lembrar que independente do material que será reciclado, todos devem passar primeiro por um processo de triagem, o qual separará as impurezas que estavam presentes. Feito isso, o material que restou é direcionado para a britadeira. Em seguida, ele passa por mais uma triagem, e por fim pelo processo que dividirá o entulho em vários tamanhos.
Algumas empresas já estão usando os resíduos reciclados, e consequentemente, causando menos impacto ao meio ambiente.
Além das empresas, já existem companhias que também estão ajudando nesta causa, como é o caso da Companhia Municipal de Limpeza Pública a qual foi criada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Ela realiza, aliás, a remoção de resíduos e bens inservíveis de forma gratuita e em todos os bairros cariocas desde que os entulhos sejam providos de pequenas obras.



Já em Guarulhos, município da cidade de São Paulo, há a Eco-X, uma usina de processamento e reciclagem que permite a realização da fragmentação do entulho na própria obra ou demolição.
Como visto, a reciclagem dos resíduos provenientes de construção civil é bastante relevante, pois garantem benefícios tanto econômicos quanto ambientais.
Destaque: Corbis Image
Imagem 1: ENGENHAFRANK
FONTE: DINÂMICA AMBIENTAL