02 dezembro 2013

ETIQUETA E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DE UM PROFISSIONAL

Etiqueta Empresarial - a importância da imagem profissional 

a importancia de um profissional sustentavel
sustentabilidade profissional e os seus indices

São tantas mudanças no comportamento das pessoas, que as empresas começam a se preocupar com a Imagem Corporativa que seus clientes estão percebendo e que é repassada pelos seus funcionários.

Para assegurar que seus valores, posturas e imagem profissional sejam corretamente apresentados, algumas empresas já adotaram oDress Code, que é repassado a cada novo empregado admitido na empresa.

Dress Code é o código de vestimenta, que serve tanto para vida profissional quanto social. Mas não é só a roupa que compõe a imagem profissional; a comunicação não verbal revela traços do perfil da pessoa.

Atento às necessidades do mercado, o Banco de Oportunidades entrevistou Andréa Azevedo, Consultora de Imagem e Instrutora no Senac Minas sobre o tema Imagem Profissional / Pessoal. Confira as dicas na entrevista abaixo.

Qual a importância da Imagem Profissional no mercado de trabalho?Andréa – Além da competência técnica, a boa apresentação e comportamento adequado são fatores decisivos na escolha pelos profissionais.

Saber se apresentar nos ambientes, sociais e profissionais é fundamental. Muitas pessoas confundem a apresentação casual com o desleixo, perdendo assim a chance de construir uma imagem positiva nos ambientes onde convivem.

Que orientações você daria para aqueles que querem construir uma imagem profissional adequada?

Andréa –
 Num primeiro contato as pessoas são lembradas pela forma como se vestem, se comunicam e se comportam, assim, valorize-se em todo ambiente onde estiver.

Use roupas limpas e adequadas às ocasiões e locais.

As jovens devem evitar roupas justas, curtas, desbotadas, decotadas, rasgadas, transparentes, pois comprometem bastante a imagem profissional.

A maquiagem deve ser leve, esmaltes com tons neutros e bijuterias harmoniosas com o traje. Evite as rasteirinhas que, mesmo estando na moda, podem reduzir o teor profissional do traje por se tratar de uma moda casual.

Para os homens é importante manter a barba feita, unhas cortadas e cabelos alinhados.

Evite bermudas, camisas de time, calças rasgadas, desbotadas, e boné. Estas são roupas para ambientes de grande descontração entre amigos ou família.

Usar roupas fora do manequim deve ser evitado por ambos os sexos porque podem descobrir partes íntimas do corpo ou quando muito grandes esconderem o seu usuário.

Como falo para o público dentro de uma escola, lembrem-se que este ambiente é foco dos empresários, portanto zele pela sua apresentação para que desde já o mercado perceba o seu diferencial.
Boa sorte
Fonte: https://www.mg.senac.br