06 fevereiro 2014

A REDUÇÃO DE RESÍDUOS NOS CANTEIROS DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Segundo Librelotto (2005, p.124), “a Indústria da Construção Civil está inserida em um grande macro complexo, com intrínsecas relações nos mais diversos grupos de atividades econômicas”. Dentre essas atividades, podem ser citadas a indústria extrativa (extração de minérios metálicos, de minérios não metálicos e madeira), a indústria de transformação (siderurgia do aço, de cobre e de alumínio;




A REDUÇÃO DE RESÍDUOS NOS CANTEIROS DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
A REDUÇÃO DE RESÍDUOS NOS CANTEIROS DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL


transformação de materiais químicos, petroquímicos e não orgânicos), o comércio atacadista de materiais de construção, os serviços auxiliares de construção (arquitetura, engenharia, projetos, administração, serviços de mão de obra e serviços bancários), entre outros.

De acordo com a CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas as atividades da Indústria da Construção Civil envolvem a construção de edifícios e obras de engenharia civil (edificações, obras viárias, grandes estruturas, obras de arte, as obras de urbanização e paisagismo, montagem de estruturas), as obras de infraestrutura para engenharia elétrica e de telecomunicaçõe s, a concretagem de estruturas, a colocação de revestimentos de qualquer material em paredes e pisos, a preparação do terreno (demolição, perfurações e execução de fundações, grandes movimentações de terra), as obras de acabamento (alvenaria e reboco, impermeabilização e serviços de pintura em geral), a instalação de andaimes, o aluguel de equipamentos de construção e de demolição, a construção de coberturas, as obras de instalações (instalações elétricas, de sistemas de ar condicionado, de ventilação e refrigeração, hidráulicas, sanitárias, de gás e de sistema de prevenção contra incêndio), e os tratamentos térmicos e acústicos.

A CNAE ainda divide as atividades da Indústria da Construção Civil em dois subsetores: obras de infraestrutura e edificações.

No subsetor de obras de infraestrutura, tem-se: a construção de autoestradas, vias urbanas, pontes, túneis, ferrovias, metrôs, pistas de aeroportos, portos e redes de abastecimento de água, sistemas de irrigação, sistemas de esgoto, instalações industriais, redes de transporte por dutos (gasodutos, minero dutos, oleodutos), linhas de eletricidade, instalações esportivas, entre outros.

O subsetor edificações em geral compreende: a construção, a reforma e a manutenção, de edifícios para usos residenciais, comerciais, industriais, agropecuários e públicos (IBGE, 2011).

Nogueira (1998) enfatiza que o subsetor de edificações da Indústria da Construção Civil envolve todas as empresas que dedicam suas atividades ao mercado de edificações. Assim, fariam parte desse setor as empresas ou os profissionais que produzem edificações de  madeira, alvenaria, estrutura metálica, pré-fabricadas ou edifícios de apartamentos nos mais variados sistemas construtivos existentes, e as empresas de projeto de engenharia e arquitetura.

O processo construtivo do segmento edificações engloba diversas etapas, desde a etapa de pesquisa de mercado, até a etapa de execução e vendas, conforme é apresentado na.

A etapa da execução de obras, foco deste trabalho, ocorre na estrutura do canteiro de obras, que para Oliveira e Serra (2006), é mutável conforme o desenvolver da obra, pois no decorrer das atividades da obra, o canteiro de obras assume formas e características especiais.

Gehlen (2009), ainda cita que o canteiro de obras é o local da etapa da transformação, ou seja, é onde os agentes transformadores (pessoas e instalações) processam os agentes a serem transformados (água, energia, matéria-prima, meio ambiente, informações) resultando em produtos (bens ou serviços), bem como impactos ambientais, sociais e educacionais.

Por isso, deve se dar prioridade ao planejamento do canteiro de obra objetivando o melhor uso do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem de forma segura e eficiente (SAURIN, FORMOSO, 2006), e permitindo também que as dimensões de sustentabilidade estejam presentes tantos nas entradas quanto nas saídas (GEHLEN, 2009).

O presente trabalho entende a abrangência da indústria da construção civil, bem como todas as atividades que estão envolvidas nesse setor, e por isso limita-se a avaliação dos aspectos ambientais na fase de execução de obras, bem como em suas etapas no canteiro de obras, desde os serviços iniciais até os serviços finais e complementares.

FONTE:https://repositorio.ufsc.br