17 maio 2014

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHà

Objetivo Geral

Buscar a recuperação da qualidade do meio ambiente urbano, tornando o carroceiro agente de ações comunitárias, visando à diminuição da poluição urbana e do assoreamento de cursos d’água e dos sistemas de drenagem pluvial. 

Objetivos Específicos 

  • Possibilitar o cadastro, o conhecimento do universo da classe e estimular o associativismo dos carroceiros;

Modelo de Panfleto de um carroceiro de limpeza geral e Entulhos


  •  Permitir o esclarecimento e a orientação aos carroceiros quanto ao manejo, ao bem-estar, à alimentação e a prevenção de doenças dos animais; 

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ
PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ



Orientação aos carroceiros
  •  Propiciar a Geração de material a baixo custo com a utilização da reciclagem do entulho coletado pelo carroceiro;  
  •  Possibilitar a discussão e acompanhamento da execução de políticas públicas voltadas para ações de educação ambiental e regulamentação com outros órgãos pertinentes
Estrutura do Programa

A metodologia do Projeto Carroceiros Companheiros contempla ações que objetivam a aproximação do carroceiro com o poder público para possibilitar conhecimento mútuo e uma relação de parceria e cooperação. 
Este projeto deve ser desenvolvido em duas frentes: técnica e social, onde os trabalhos do projeto são realizados de forma integrada, sendo a abordagem em cada uma das frentes direcionada aos aspectos específicos relacionados ao trabalho, à interferência na limpeza urbana, à discussão e à proposição de alternativas.

Passemos a explicar e detalhar cada uma das frentes envolvidas neste projeto técnico-social.

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ
PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ

Na primeira frente, a técnica a atuação da secretaria responsável, a SEMAN ou EMLURB, visa informar, educar e conscientizar o carroceiro as implicações negativas da deposição indiscriminada de entulho na malha urbana. Nesse sentido, devem ser elaboradas orientações técnicas e ambientais sobre deposição de entulho, poda, pneumáticos, objetos volumosos como móveis e eletrodomésticos nas unidades denominadas de Ecopontos e/ou em outros locais autorizados pela fiscalização. 
Na segunda frente, a de atividades da frente social, busca-se o conhecimento dos carroceiros, sua forma de interação entre eles e com a comunidade, com o objetivo de incentivá-los a se organizarem como classe profissional. Para tanto, eles são informados sobre as vantagens do trabalho cooperado, a importância da sua atuação de forma responsável e profissional com a comunidade, entre outros benefícios. 
Pode-se ainda desenvolver em áreas pré-determinadas algumas capineiras, que possam gerar capins para que sejam utilizados pelos animais de forma comunitária, trazendo consigo uma solução de alimentação e nutrição dos animais envolvidos no processo. 
Para receber o apoio do programa, esses pequenos coletores deverão se cadastrar no novo sistema e assumir total compromisso de que farão a correta disposição dos resíduos nos pontos de entrega. Esse tipo de programa promove a inclusão social dos pequenos coletores do RCD gerado na cidade e, ainda, faz com que esses trabalhadores passem de degradadores ambientais a novos e valiosos agentes da limpeza urbana.

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ
PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ

Uma central para triagem e reciclagem de entulhos onde se pode agregar todos trabalhos para a redução dos entulhos e bota foras em um município; fachada feita para um trabalho de conclusão de curso para levar a reciclagem para o interior do estado em Passos MG onde se tem cursos de engenharias,  gestão Ambiental, Assistência Social e outros, e o que se pode ver  é que falta de uma central de triagem e reciclagem de entulhos em um município que paga para estudar vários anos e segue áreas como a da reciclagem, reutilização, reaproveitamento, sustentabilidade etc, fica somente com  a teoria dos estudos sem praticar por falta de um local na região; e para se formar em uma faculdade precisa se ter um ano de pratica antes de sair e os que seguem está área saem sem praticar........continuando a baixo segue a trabalho sobre assistência social  projeto carroceiros  - companheiros do amanha......    
Criar um banco de áreas para aterramento aprovadas pela SEMAM

Para ampliar as possibilidades de disposição do RCD classe A, poderá ser criado um banco de áreas para aterramento - composto de lotes ou pequenas glebas urbanas, públicas ou particulares, que necessitem de aterramento de seus relevos, em caráter definitivo e de forma adequada, com vistas à implantação posterior de outra atividade urbana.
A implantação desse banco de áreas deve conter, além do cadastro das áreas disponíveis para aterramento, critérios corretos para atender à demanda de materiais limpos, definição das responsabilidades e procedimentos para o licenciamento e execução do aterramento.

Também deve ser exigido dos responsáveis pelas obras o uso exclusivo dos Resíduos Classe A, adequadamente triados nas instalações do novo sistema de gestão.

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHà


PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ
PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ

SINDUSCON - MG um sindicato que ainda não existe na região de Passos - MG, e está fazendo falta para ajudar a trazer a educação ambiental para os municípios da região e para as construtoras na área da construção civil.  

Pode-se desenvolver uma parceria com o SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado, para especificamente no Município de Passos - MG, se desenvolver via convênio entre o Sindicato e a Prefeitura, uma parceria que nas novas edificações com áreas superiores a 1.000 m2 e nos edifícios acima de 02 pavimentos, seja o empreendedor obrigado a quando na realização do tapume da obra, divulgar o Programa de Gerenciamento da Construção Civil através de chamamentos de educação ambiental devidamente desenvolvido pelas Secretarias SEMAM. algo que não existe com o nome especifico na cidade de Passos - MG.

Também se sugere a possibilidade dos parceiros participarem do Programa Selo Verde que é conferido aos parceiros que apóiam iniciativas de caráter ambiental. O selo verde seria utilizado pelas empresas de construção civil em seus produtos como marketing ambiental. Uma comissão formada pelo SINDUSCON, Prefeitura de Passos - MG, Câmara de Passos - MG, e outros parceiros, fariam a melhor forma de escolher anualmente as empresas que teriam jus ao selo verde.

PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHÃ
ESTILO DE SELO VERDE EM MINAS GERAIS PARA MOSTRAR SUSTENTABILIDADE

 COMUNIDADE 

A primeira e a principal parceria desenvolvida no estabelecimento e na implantação de qualquer programa desenvolvido em um município sem dúvida é com a população, com a comunidade envolvida no projeto, no sentido de se estabelecer uma maior interação entre o poder público e a comunidade. 
Um importante projeto para diminuir a distância entre estes dois atores é sem dúvida a implantação de um amplo programa de comunicação social aos munícipes, através de um atendimento a população.

Fonte das Imagens de Frank e Sustentabilidade e outras de imagens no google onde podem encontra - lãs e os seus endereços
Fonte de Parte do Texto :Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza-CE / Trabalho adaptado por Frank e Sustentabilidade para Passos - MG