23 junho 2014

AÇÕES COMPLEMENTARES PARA O PLANO DE GERENCIAMENTO DE ENTULHOS PARA UM MUNICIPIO



AÇÕES COMPLEMENTARES PARA O PLANO DE GERENCIAMENTO DE ENTULHOS PARA UM MUNICÍPIO

AÇÕES COMPLEMENTARES PARA O PLANO DE GERENCIAMENTO DE ENTULHOS PARA UM MUNICÍPIO
Fachada  para o planejamento de uma central de reciclagem de entulhos para Passos - MG

Além das ações estruturantes do novo sistema de manejo e gestão sustentável dos resíduos da construção e resíduos volumosos, há outras ações, de caráter complementar, que podem ser adotadas para a ampliação da eficiência geral do sistema, tais como: 

Articular a rede de pontos de entrega com um programa de coleta seletiva, a rede de pontos de entrega voluntária para pequenos volumes pode ser articulada às ações de coleta seletiva dos resíduos secos recicláveis domiciliares. Para isso, o projeto dos pontos de entrega deve prever um local específico para a instalação de um conjunto de contêineres e algumas baias cobertas que permitam o armazenamento temporário desses resíduos. Os pontos de entrega podem, igualmente, funcionar como suporte físico à atuação de grupos que atuem na coleta seletiva, captando resíduos nas ruas do entorno e em ações conjuntas com as instituições parceiras da região.


Criar um programa para capacitação de carroceiros e outros pequenos coletores, como grande parte das deposições irregulares de resíduos são resultantes da ação dos pequenos coletores e de suas limitações quanto à sua capacidade de deslocamento, sua inserção formal no novo sistema de gestão possibilita melhores resultados para a limpeza urbana e redução de seu custo operacional, além de propiciar a ampliação da renda desses agentes.


A Prefeitura Municipal  pode desenvolver um programa específico de apoio aos carroceiros, abrangendo os seguintes pontos relacionados a seguir. 

  • PROJETO CARROCEIROS - COMPANHEIROS DO AMANHà

Objetivo Geral
Buscar a recuperação da qualidade do meio ambiente urbano, tornando o carroceiro agente de ações comunitárias, visando à diminuição da poluição urbana e do assoreamento de cursos d’água e dos sistemas de drenagem pluvial.


Objetivos Específicos
Possibilitar o cadastro, o conhecimento do universo da classe e estimular o associativismo dos carroceiros;

Permitir o esclarecimento e a orientação aos carroceiros quanto ao manejo, ao bem-estar, à alimentação e a prevenção de doenças dos animais;

Propiciar a Geração de material a baixo custo com a utilização da reciclagem do entulho coletado pelo carroceiro;

Possibilitar a discussão e acompanhamento da execução de políticas públicas voltadas para ações de educação ambiental e regulamentação com outros órgãos pertinentes. 


Estrutura do Programa

A metodologia do Projeto Carroceiros Companheiros contempla ações que objetivam a aproximação do carroceiro com o poder público para possibilitar conhecimento mútuo e uma relação de parceria e cooperação.
Este projeto deve ser desenvolvido em duas frentes: técnica e social, onde os trabalhos do projeto são realizados de forma integrada, sendo a abordagem em cada uma das frentes direcionada aos aspectos específicos relacionados ao trabalho, à interferência na limpeza urbana, à discussão e à proposição de alternativas.
Passemos a explicar e detalhar cada uma das frentes envolvidas neste projeto técnico-social.
Na primeira frente, a técnica a atuação das secretarias responsável, a visa informar, educar e conscientizar o carroceiro as implicações negativas da deposição indiscriminada de entulho na malha urbana. 


Nesse sentido, devem ser elaboradas orientações técnicas e ambientais sobre deposição de entulho, poda, pneumáticos, objetos volumosos como móveis e eletrodomésticos nas unidades denominadas de Ecopontos e/ou em outros locais autorizados pela fiscalização.

Na segunda frente, a de atividades da frente social, busca-se o conhecimento dos carroceiros, sua forma de interação entre eles e com a comunidade, com o objetivo de incentivá-los a se organizarem como classe profissional. Para tanto, eles são informados sobre as vantagens do trabalho cooperado, a importância da sua atuação de forma responsável e profissional com a comunidade, entre outros benefícios.

Pode-se ainda desenvolver em áreas pré-determinadas algumas capineiras, que possam gerar capins para que sejam utilizados pelos animais de forma comunitária, trazendo consigo uma solução de alimentação e nutrição dos animais envolvidos no processo. 

Para receber o apoio do programa, esses pequenos coletores deverão se cadastrar no novo sistema e assumir total compromisso de que farão a correta disposição dos resíduos nos pontos de entrega. Esse tipo de programa promove a inclusão social dos pequenos coletores do RCD gerado na cidade e, ainda, faz com que esses trabalhadores passem de degradadores ambientais a novos e valiosos agentes da limpeza urbana.


  •      Criar um banco de áreas para aterramento aprovadas pela SEMAM. 
 

Para ampliar as possibilidades de disposição do RCD classe A, poderá ser criado um banco de áreas para aterramento - composto de lotes ou pequenas glebas urbanas, públicas ou particulares, que necessitem de aterramento de seus relevos, em caráter definitivo e de forma adequada, com vistas à implantação posterior de outra atividade urbana.

A implantação desse banco de áreas deve conter, além do cadastro das áreas disponíveis para aterramento, critérios corretos para atender à demanda de materiais limpos, definição das responsabilidades e procedimentos para o licenciamento e execução do aterramento.

Também deve ser exigido dos responsáveis pelas obras o uso exclusivo dos Resíduos Classe A, adequadamente triados nas instalações do novo sistema de gestão. 


PARCERIAS

Pode-se desenvolver uma parceria com o SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de MG, para especificamente no Município de Passos - MG, se desenvolver via convênio entre o Sindicato e a Prefeitura, uma parceria que nas novas edificações com áreas especificadas depois de debates e consultas sobre entulhos gerados no município e nos edifícios acima de 02 pavimentos, seja o empreendedor obrigado a quando na realização do tapume da obra, divulgar o Programa de Gerenciamento da Construção Civil através de chamamentos de educação ambiental devidamente desenvolvido pelas Secretarias Responsáveis pela gestão dos Entulhos.

Também se sugere a possibilidade dos parceiros criarem Programas para conferir os parceiros que apoiam iniciativas de caráter ambiental. O programa seria utilizado pelas empresas de construção civil em seus produtos como marketing ambiental. Uma comissão que pode ser formada pelo SINDUSCON, e pela Prefeitura de municipal, Câmara do município, e outros parceiros, para criar a melhor forma de escolher anualmente as empresas que teriam jus ao programa de gestão de entulhos.


COMUNIDADE

A primeira e a principal parceria desenvolvida no estabelecimento e na implantação de qualquer programa desenvolvido em um município sem dúvida é com a população, com a comunidade envolvida no projeto, no sentido de se estabelecer uma maior interação entre o poder público e a comunidade.

Um importante projeto para diminuir a distância entre estes dois atores é sem dúvida a implantação de um amplo programa de comunicação social aos munícipios, através de um atendimento a população.


Fonte:Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil no município de Fortaleza-CE / Trabalho adaptado por  Frank e Sustentabilidade para Passos - MG e Região