03 setembro 2014

ALTA QUALIDADE AMBIENTAL (AQUA)

Alta Qualidade Ambiental

 
conceito do processo (AQUA) na análise local do empreendimento e de seu programa de necessidades.....
ALTA QUALIDADE AMBIENTAL (AQUA)

A Alta Qualidade Ambiental (AQUA) é um conceito holístico e, por esta razão, fundamenta-se na análise do local do empreendimento e de seu programa de necessidades. E, nesta globalidade, o AQUA busca proporcionar condições ideais de conforto e saúde para os usuários, respeitando o meio ambiente e a sociedade, atendendo integralmente a legislação e obtendo viabilidade econômica por meio da análise do ciclo de vida dos empreendimentos.
Desta forma, promover e reconhecer a Alta Qualidade Ambiental do ambiente construído é o grande objetivo da certificação processo AQUA. 
Sabe-se que alcançar a Alta Qualidade Ambiental requer esforços do empreendedor e de suas equipes para obter o melhor nível possível de desempenho para o empreendimento e, ao mesmo tempo, associá-lo a benefícios operacionais, ambientais, sociais e econômicos. 
Hoje, o processo AQUA ganha maior visibilidade, representando no Brasil a rede internacional de certificação HQE, no âmbito do acordo de cooperação da Fundação Vanzolini com o Cerway. 

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Um empreendimento sustentável

 vai além das soluções de consumo racional de recursos, eficiência energética, gestão de resíduos e baixa emissão de gases de efeito estufa. O sustentável também aborda a qualidade de vida dos usuários e a permanência dos desempenhos ao longo do tempo, considerando os impactos urbanos associados e as questões econômicas operacionais e imobiliárias envolvidas. 
O empreendimento sustentável parte da boa arquitetura, que promove o convívio harmonioso entre as pessoas em um ambiente saudável, confortável e de baixo impacto ambiental.

A sustentabilidade na construção civil

pode ser vista como consequência do desenvolvimento de empreendimentos mais sustentáveis, uma vez que estimulam o planejamento do desenvolvimento dos projetos e obras, a formalização e o aperfeiçoamento técnico de materiais e sistemas construtivos, a inovação tecnológica, a racionalização do processo produtivo, a preservação de recursos naturais, a responsabilidade social e, especialmente, a consolidação de um ambiente construído mais saudável e confortável. 
Devido à relevância da construção civil no desenvolvimento sustentável e na sobrevivência humana no planeta, o processo AQUA tem significativo potencial de promover soluções para estas questões. 


A Alta Qualidade Ambiental dos empreendimentos submetidos ao processo AQUA de certificação pauta-se nas catorze categorias de preocupação ambiental definidas em 1992 pela Associação HQE na França. São elas:
CATEGORIA 1 - RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM O SEU ENTORNO
 
CATEGORIA 2 - ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS
CATEGORIA 3 - CANTEIRO DE OBRAS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL
CATEGORIA 4 - GESTÃO DA ENERGIA
CATEGORIA 5 - GESTÃO DA ÁGUA
CATEGORIA 6 - GESTÃO DE RESÍDUOS DE USO E OPERAÇÃO DO EDIFÍCIO
CATEGORIA 7 - MANUTENÇÃO - PERMANÊNCIA DO DESEMPENHO AMBIENTAL
CATEGORIA 8 - CONFORTO HIGROTÉRMICO
CATEGORIA 9 - CONFORTO ACÚSTICO
CATEGORIA 10 - CONFORTO VISUAL
CATEGORIA 11 - CONFORTO OLFATIVO
CATEGORIA 12 - QUALIDADE SANITÁRIA DOS AMBIENTES

CATEGORIA 13 - QUALIDADE SANITÁRIA DO AR
CATEGORIA 14 - QUALIDADE SANITÁRIA DA ÁGUA
Fonte:http://vanzolini.org.br/conteudo-aqua.asp?cod_site=104&id_conteudo=1158