25 fevereiro 2015

A MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS DE RDC

A MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS DE RDC

Existem diversos tipos de equipamentos destinados a reciclagem de entulho a venda no mercado. A grande maioria são equipamentos de mineração convencionais desenvolvidos para britagem de rochas naturais. Boa parte dos equipamentos vendidos com a denominação “para reciclar entulho” pertenceram a antigas pedreiras, passando por reformas nas trincas, eixos, peças desgastadas e pintura, sendo praticamente impossível retornar à integridade estrutural de um equipamento novo.

A MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS
A MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS

A promessa de um investimento inicial mais baixo costuma parecer atraente para o futuro proprietário de uma Recicladora de Entulho, e na ânsia de vislumbrar um novo bom negócio e investir o mínimo possível, é natural ter uma inclinação pelos equipamentos reformados. Mas qual é o verdadeiro custo de um equipamento reformado?

O que vamos analisar agora são os outros custos diretamente associados ao ato de britar entulho que podem surgir em consequência desta escolha:

1) Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre quando há falha ou quebra. Equipamentos usados ou reformados têm maior ocorrência deste tipo de manutenção por terem maior tendência a apresentarem desalinhamento de peças, fissuras reparadas e vibrações anormais.
A manutenção corretiva é imprevisível e gera longos períodos sem produção e custos de reparo não programados.

2) Falta de padronização nos reparos e manutenção

Equipamentos reformados podem sofrer alteração em relação ao projeto original o que implica na indisponibilidade de peças de reposição no mercado, aumentando o tempo de reparos corretivos.
Também pode surgir a necessidade de pedidos de fabricação de peças de reposição especiais para ele. As peças de reposição encomendadas pela primeira vez não foram testadas e podem não apresentar a durabilidade prometida, comprometendo a agenda de manutenção preventiva.

3) Aumento dos custos na gestão operacional

Profissionais hábeis para lidar com as situações anteriores são difíceis de encontrar e consequentemente requerem maiores salários.
Treinar uma nova equipe para lidar com as situações anteriores também leva tempo e enquanto não estiverem devidamente treinados, a sua recicladora não estará operando com toda a capacidade.

4) Tempo sem produzir

As situações anteriores implicam em tempo sem produzir. Tempo é custo fixo não coberto e produto que não pode ser vendido. Ociosidade na produção é o maior inimigo da recicladora e o principal agente de frustração do novo empresário.

O que o futuro Proprietário da Recicladora deve fazer?

O futuro proprietário da Recicladora de Entulho deve analisar os aspectos anteriores e pesar a escolha do equipamento, para seu caso, esta análise precisa ser feita com cuidado e ao final dela o empresário deve ter a leitura dos riscos do novo negócio dentro de sua expectativa de retorno. Hoje existem equipamentos novos no mercado com preços competitivos e devem ser considerados nesta análise.

Vale lembrar, que o equipamento é apenas um dos aspectos de uma boa operação de reciclagem de entulho. Existem outros desafios da gestão operacional que não dependem da origem do seu equipamento, tais como: gestão de estoque, lidar com chuva, excesso de finos (terra e material pulverolento) e manter os funcionários estimulados.
Fonte: LinkedIn.com