27 fevereiro 2015

IMPACTOS GERADOS PELOS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM MUNICÍPIO

Impactos gerados pelos entulhos 
 
A quantidade de entulho gerado nas cidades brasileiras é significativa e pode servir como um indicador do desperdício de material. No gerenciamento dos resíduos da construção civil executado por um município, é inerente a existência de áreas de deposição irregular como solução para o descarte de resíduos da construção civil e demolições. 

 Os impactos deste processo emergencial são plenamente visíveis. O acúmulo de materiais inertes de construção em áreas urbanas produz impacto visual, compromete a qualidade do solo para uso em jardinagem, serve de abrigo para vetores de doenças, roedores e animais peçonhentos e pode ainda afetar o tráfego de veículos e pedestres. Apesar da dificuldade na quantificação do custo destes impactos é evidente o comprometimento da qualidade ambiental do espaço urbano.

 
IMPACTOS GERADOS PELOS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM MUNICIPIO
IMPACTOS GERADOS PELOS ENTULHOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UM MUNICÍPIO
Há ainda o potencial poluidor de materiais tóxicos presentes nos entulhos, como chumbo e outros metais presentes em tubulações antigas e tintas. A deposição deste material em aterros ou terrenos baldios pode favorecer a contaminação do solo e do lençol freático.

A eliminação e mitigação destes impactos vão além da criação de alguns pontos de bota-foras, que são aterros executados com resíduos da construção civil, localizados em pontos distantes da cidade e que em sua maioria foco dos problemas supra citados . Diante destes fatos é possível concluir a necessidade de uma intervenção que aponte para o traçado de novos métodos para a gestão pública de resíduos de construção civil e demolição.

Outro fator de grande relevância é a influência dos resíduos da construção civil nos aterros sanitários municipais. A grande quantidade de entulho coletado pode reduzir significativamente a vida útil dos aterros, e encontrar novas áreas para disposição é uma tarefa cada vez mais difícil nos centros urbanos.
 
A NÃO RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO DOS ENTULHOS ACARRETA TAMBÉM EM DESPERDICÍCOIS DOS RECURSOS NATURAIS
FACHADA FEITA PARA UM TRABALHO DE GESTÃO DE ENTULHOS EM PASSOS MG ONDE TEM FACULDADE DE ENGENHARIA COM MATÉRIAS TEÓRICAS MAS SEM CONDIÇÕES  PRATICAS
É importante ressaltar que a não reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos da construção civil acarreta também o desperdício dos recursos naturais não-renováveis, uma vez que, quanto maior a quantidade de matéria-prima natural utilizada, maior será o volume de material retirado e, por conseqüência, maior será a degradação das áreas ambientais em que se localizam estes materiais como: fundo de rios, encostas, áreas de mineração, entre outros.
 Fonte do texto:newtonpaiva.br