03 outubro 2015

COMO DEFINIR LOCALIZAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS

COMO DEFINIR LOCALIZAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHOS

A localização de um negócio é um dos fatores determinantes para sua competitividade (e sustentabilidade!). No caso de uma empresa de coleta e reciclagem de resíduos da construção civil, a presença de fornecedores de resíduos/entulho, ou seja, a proximidade com a matéria-prima principal é um fator determinante quando da escolha de onde instalar uma empresa dessa natureza (além de diminuir os custos, contribui para redução da emissão de CO2 na atmosfera).

Também é importante que a empresa esteja localizada vizinho a um aterro de inertes de fácil acesso (o que reduz significativamente os custos de disposição de materiais não aproveitados).



Além disso, o empreendedor deverá observar uma distância razoável de residências e um bom acesso para que os caminhões transportadores possam circular sem maiores problemas.

A localização e a estrutura do imóvel deverão estar de acordo com as normas de higiene e limpeza da Vigilância Sanitária e com o PDU do município. Para maiores informações o empreendedor deve consultar a prefeitura de sua cidade, tendo em vista que o Plano Diretor Urbano é, segundo a Lei Federal 10.257, obrigatório para todos os municípios brasileiros com mais de 20.000 habitantes.
Fonte: Ideias Sustentáveis Sebrae / Montagem: Frank e Sustentabilidade