06 outubro 2015

DIVERSIFICAÇÃO E AGREGAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor. Não basta possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo a mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ou serviço prestado. Além disso, para agregar valor, não basta reduzir custos, é preciso conhecer bem o mercado no qual a empresa atua, bem como as preferências dos clientes.
DIVERSIFICAÇÃO E AGREGAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DIVERSIFICAÇÃO E AGREGAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A própria atividade da reciclagem por si só já agrega valor pelo fato que recupera um produto anteriormente descartado, reciclando-o ou reutilizando-o. Tal solução reflete em melhorias ambientais e sociais diretas, trazendo benefícios econômicos para o mercado da construção, com a criação de produtos alternativos de menor custo.

Um grande diferencial do produto reciclado é o valor reduzido mantendo-se sua qualidade. Nesse caso, a realização de uma parceria com a Universidade local (ou centro de pesquisa), por exemplo, pode ser interessante por dois fatores: primeiro, o empreendedor poderá beneficiar-se de laboratório equipado reduzindo seus custos nesse sentido; segundo, porque a Universidade oferece mão-de-obra já qualificada e experiente. Tal parceria pode garantir a qualidade do produto em termos de resistência, durabilidade, aplicações, atestando a homogeneidade do produto e reduzindo barreiras culturais em relação à qualidade de produtos reciclados.

Além disso, uma forma que sempre garante melhoria da qualidade de um produto está estreitamente ligada ao melhorando e capacitação da mão-de-obra (realização de cursos e treinamentos junto aos funcionários) no sentido de aperfeiçoar produtos e processos (neste caso, também aconselhamos cursos voltados para sustentabilidade “abrindo a mente” da sua equipe para uma conscientização ecológica!).
Fonte: Ideias Sustentáveis Sebrae