06 outubro 2015

INVESTIMENTOS EM UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando, um retorno superior aquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte.

Em geral, na criação de uma empresa, os principais investimentos em capital  fixo são compostos de:
INVESTIMENTOS EM UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
INVESTIMENTOS EM UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 • Despesas pré-operacionais;

• Criação da empresa;

• Imóveis (terrenos, prédios industriais/administrativos, galpões);

• Construções, urbanizações, edificações;

• Imobilizações intangíveis;

• Reservas de contingência (10% do total para eventualidades, por exemplo);

• Máquinas e equipamentos.

Além disso, deve-se contabilizar o investimento em desenvolvimento e pesquisa (design), normatização ambiental e aquisição de novas tecnologias (sistemas informatizados, por exemplo).

O investimento inicial irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento. Em geral, uma empresa de coleta e reciclagem de resíduos sólidos da construção civil demanda um investimento elevado tendo em vista a aquisição da área e dos equipamentos que constituem elementos de elevado preço.

De acordo com alguns dados da pesquisa realizada por Jadovski (2005), e conforme informações fornecidas pela Abrecon, o investimento inicial para uma empresa de pequeno porte deve ser alocado nos seguintes itens:

*Obs= os dados desta pesquisa foram levantados em 2012 ou antes pela publicação da Fonte

Área – R$ 100.000,00 (considerando a aquisição do terreno, mas este valor vai depender da localização da empresa);

Instalações da britagem – R$180.000;

Reforma e instalações (estabelecimento de toda estrutura adequada para o trabalho com reciclagem de resíduos sólidos) – R$ 50.000,00;

Pá-carregadeira – R$ 200.000,00;

Caminhão (basculante) para transporte das matérias-primas e do produto final – R$ 125.000,00;

Mobiliário para área administrativa (computadores, impressoras, mesas, cadeiras, etc) – R$ 4.000,00;

Marketing inicial – R$ 3.000,00
.
* Despesas pré-operacionais (licenciamento, taxas, abertura da empresa) – R$ 30.000,00.
Total do investimento inicial: R$ 692.172,00

É importante ressaltar que esse valor de investimento pode ser bastante superior se considerarmos um empresa de médio/grande porte.

Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber exatamente quais tipos de produtos serão vendidos pelo empresa e qual o seu porte. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir esse negócio, a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócio (para elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu Estado).
Fonte:  Ideias Sustentáveis do Sebrae