06 outubro 2015

O CAPITAL DE GIRO QUE UMA CENTRAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PRECISA MANTER


Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa. O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: 

  • Prazos médios recebidos de fornecedores(PMF); 
  • Prazos médios de estocagem (PME); 
  • Prazos médios concedidos a clientes (PMCC). 

O CAPITAL DE GIRO QUE UMA CENTRAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PRECISA MANTER
O CAPITAL DE GIRO QUE UMA CENTRAL DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO PRECISA MANTER
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa. Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da  empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa. Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem menores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros. Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

O Capital de giro necessário para manutenção do empreendimento também vai variar de acordo com o seu porte. No caso de uma empresa de coleta e reciclagem de resíduos sólidos da construção civil, é estimado em 15% dos custos variáveis de operação (Jadovski ,2005).
Fonte: Ideias Sustentáveis Sebrae / Montagem Frank e Sustentabilidade