28 dezembro 2015

INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MG

INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MG


Desde 2009, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vem intensificando sua atuação na defesa de setores vulneráveis da sociedade. Exemplo disso foi a criação, nesse mesmo ano, da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), que ajudou a Instituição a sistematizar seus trabalhos de combate à desigualdade social.

Entre as funções da Cimos, está a de mobilizar movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs) e grupos em situação de vulnerabilidade, tais como pessoas em situação de rua; catadores de materiais recicláveis; povos e comunidades tradicionais; agricultores familiares; populações concentradas em regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH); entre outros, buscando estabelecer cooperações e parcerias que assegurem a garantia, a ampliação e a efetividade nos direitos fundamentais, numa perspectiva de transformação social.

INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MG
INCLUSÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MG
 
Além disso, a Coordenadoria trabalha em conjunto com o MPMG no enfrentamento aos desafios de um modelo de produção que, não raro, gera exclusão e desigualdades. A ideia é que esses seguimentos se articulem e se tornem agentes transformadores da realidade social a partir de uma efetiva participação popular.

As principais formas de atuação para alcançar esses objetivos são: realização de Audiências Públicas; mobilização e articulação comunitárias; Procedimentos para Implementação e Promoção de Projetos Sociais (PROPS); recomendações ministeriais; mediação; palestras, eventos, reuniões; estudos, pesquisas e reflexões.


Publicado em 21 de ago de 2013
Décimo segundo programa MP Gerais - Inclusão Social
Categoria Sem fins lucrativos/ativismo
Licença - Licença padrão do YouTube

Vários projetos de interesse do cidadão encontram-se em andamento. Os principais são:

Projeto 10envolver – Tem como objetivo contribuir para a melhoria da condição de vida dos cidadãos nos dez municípios mineiros de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) através do fortalecimento das instâncias de participação popular – conselhos municipais, associações comunitárias, sindicatos, entre outros órgãos. É fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio da Cimos e das Promotorias de Justiça locais, e a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Universidade de Itaúna.

Projeto Reciclando Oportunidades – O projeto objetiva implementar a coleta seletiva e fortalecer as cooperativas de catadores de materiais recicláveis em pelo menos 60 municípios mineiros, promovendo a inclusão socioprodutiva de , no mínimo, mil catadores. Tem como principais parceiros o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e o Instituto Nenuca para o Desenvolvimento Sustentável (INSEA).

CNDDH – O Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis (CNDDH), parceiro da Cimos, tem papel fundamental na proteção e efetivação dos direitos humanos, compreendendo a sistematização e divulgação de dados sobre esse grupo populacional, além de promoção de ações educativas e atividades de formação e esclarecimento sobre direitos fundamentais, cidadania e democracia.
Fonte:  www.mpmg.mp.br