08 dezembro 2015

SIGNIFICADO DE LIXO ELETRÔNICO

Significado de Lixo eletrônico

O que é Lixo eletrônico:

Lixo eletrônicoé todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos, como eletroeletrônicos (computadores, celulares, tablets e etc) e eletrodomésticos (geladeiras, fogões, microondas e etc).
O lixo eletrônico, conhecido por e-lixo ou RAEE (sigla de Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos), abrange também os componentes que constituem os eletrônicos, como baterias e pilhas (acumuladores de energia) e demais produtos magnetizados.


A produção do lixo eletrônico é feita em todos os setores, seja em residências, indústrias ou nos comércios. Com o avanço acelerado das novas tecnologias e o consumo ativo do capitalismo globalizado, a necessidade de atualização e obtenção de novos aparelhos eletrônicos é imensa e intensa. Neste contexto, eletroeletrônicos considerados obsoletos se tornam cada vez mais presentes, sendo descartados e trocados por novos aparelhos. Este ciclo de mudança pode gerar um grande impacto ambiental, caso o equipamento não passe por um processo adequado de descarte.






SIGNIFICADO DE LIXO ELETRÔNICO
SIGNIFICADO DE LIXO ELETRÔNICO






Atualmente, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas anualmente em todo o mundo.
Em inglês, a expressão "lixo eletrônico" pode ser traduzida para e-waste.
O termo lixo eletrônico não deve ser confundido com o spam - uma mensagem eletrônica recebida mas não solicitada pelo usuário., normalmente transmitida por e-mail.

​Lixo eletrônico no Brasil

No Brasil, existem leis em alguns estados que obrigam os fabricantes, importadores e demais empresas que comercializam aparelhos eletrônicos a recolherem os equipamentos descartados, levando-os para áreas adequadas e longe de perigo para o meio ambiente.
Outra alternativa para eliminar o impacto ambiental causado pelo lixo eletrônico é a sua reciclagem. Existem no país algumas cooperativas que reaproveitam componentes dos equipamentos para fazer peças artesanais ou mesmo obras de arte.
Entre todos os país subdesenvolvidos, o Brasil é o que mais produz lixo eletrônico em todo o planeta.

Reciclagem de lixo eletrônico

​ Para que não haja um impacto ambiental, o lixo eletrônico deve ser despejado em locais específicos e não ser misturado com o lixo orgânico ou lixo de reciclagem normal (metais, plásticos e papéis).
Muitos desses aparelhos possuem componentes químicos (como mercúrio, chumbo, berílio, entre outros), que poluem e contaminam o solo ou a água, caso entrem em contato.
Para evitar essa contaminação, são necessários alguns cuidados:

  • Aparelhos celulares, baterias e demais periféricos podem (e devem) ser entregues às empresas de telefonia celular ou às fabricantes. 

  • Doar equipamentos usados para outras pessoas, em vez de jogá-los fora. Além de não poluir o meio ambiente, ainda ajuda outra pessoa que esteja precisando.

  • Fazer o descarte dos equipamentos apenas em locais próprios, como cooperativas e empresas especializadas em reciclagem de materiais eletrônicos
O significado de Lixo eletrônico está na categoria: Geral
Fonte:Significados.com