12 maio 2016

SIGNIFICADO DE ATERRO SANITÁRIO E COMO FUNCIONA



Significado de Aterro sanitário

O que é Aterro sanitário:

Aterro sanitário é um sistema de descarte de resíduos sólidos que utiliza técnicas buscando minimizar os impactos que o lixo provoca na natureza.

O aterro sanitário é uma área licenciada por órgãos ambientais, destinadas a receber os resíduos sólidos urbanos, basicamente lixo domiciliar, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra, formando diversas camadas.
 
ATERRO SANITÁRIO
ATERRO SANITÁRIO
A decomposição do lixo produz metano, gás carbônico e outros gases poluentes que intensificam o aquecimento global. Um aterro sanitário reduz a poluição, colabora para a redução da emissão de gases de efeito estufa, evita odores desagradáveis, gera energia e pode ser uma fonte de receita por meio de créditos de carbono.

Como funciona um aterro sanitário

Um aterro sanitário adequado aos padrões de mecanismo de desenvolvimento limpo obedece ao seguinte processo:

1 – O solo é compactado para dar firmeza ao aterro que receberá uma camada de polietileno de alta densidade, por baixo e pelos lados, que impede o contato entre os detritos e o subsolo e por cima quando ele estiver cheio.

2 – Na base, as camadas de geotêxtil (tela de tecido com betume, semipermeável), brita e areia, permitem a drenagem do chorume.

3 – O lixo é depositado em camadas no aterro sanitário, periodicamente intercaladas por camadas de terra.

4 – Os gases produzidos pela decomposição do lixo são captados e levados por dutos a uma usina geradora de energia

5 – Na usina, os gases entram em combustão e movem geradores, que produzem energia elétrica. Não há emissão de metano e pouca de dióxido de carbono.

6 – O chorume (líquido que escorre do lixo) vai para tratamento. Separada a água, os resíduos sólidos voltam para o aterro sanitário.

 A IMPORTÂNCIA DE UM ATERRO SANITÁRIO VEJA O VÍDEO


ANTES ERA MOSTRADO ESTAS DESVANTAGENS DESCRITAS ABAIXO EM UM ATERRO SANITÁRIO - MAS NO VÍDEO PODEMOS VER QUE MUDOU AS TECNOLOGIAS

  O aterro sanitário recebe severas críticas porque não têm como objetivo o tratamento ou reciclagem dos materiais presentes no lixo urbano. Os aterros funcionam como armazenamento do lixo no solo, ocupando espaços cada vez mais escassos, porém são uma saída para o descarte disciplinado dos resíduos sólidos, ATERRO HOJE EM DIA DEVE SER DIRECIONADO SOMENTE REJEITOS ISTO SERIA O CORRETO.

Lixão

São locais onde o lixo é depositado a céu aberto provocando graves impactos ambientais. O lixão é uma série ameaça tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Os principais problemas  gerados pelo lixo são a poluição do solo e das águas, o acúmulo de material não degradável ou tóxico e a proliferação de insetos (baratas e moscas) e ratos que podem transmitir várias doenças, tais como a peste bubônica, dengue etc.

A decomposição bacteriana da matéria orgânica, a parte biodegradável do lixo, além de gerar um mau cheiro típico, produz um caldo escuro e ácido denominado chorume, o qual, nos grandes lixões, infiltra no solo, contaminando o lençol freático.

Compostagem

Compostagem é um processo biológico em que os micro-organismos transformam materiais orgânicos em adubo composto, reduzindo assim a quantidade de lixo jogado na natureza.

A compostagem pode ser feita de resíduos vegetais como cascas e talos de vegetais, casca de ovo, folhas, aparas de grama, resto de comida, papel, estrume de animais vegetarianos etc. que são colocados para decomposição, e por processos bioquímicos, realizados por micro-organismos, que utilizam esses resíduos como fonte de energia, ocorre a degradação desse material.

Na compostagem o lixo é colocado em camadas, alternadas primeiro por terra e depois pelo material orgânico. O húmus é uma ótima alternativa para a compostagem, como fonte de micro-organismos, como também as minhocas. Dentro de três meses aproximadamente, depois de revirado diversas vezes, o adubo estará pronto para uso.
 
 
O significado de Aterro sanitário está na categoria: Geral
Fonte do texto: significados.com
Fonte da imagem primaria:saojoaodelreitransparente.com.br