15 agosto 2016

COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CENTRAL DE RECICLAGEM DE ENTULHO

Coleta de Dados

Foram realizadas pesquisas de campo em usinas de reciclagem dos RCD e o instrumento principal utilizado foi a técnica de interrogação por entrevista. Caracterizada como informal, embora livre, enfocou a especificidade dos dados que se pretendia obter. O material coletado foi registrado em fitas cassetes, fichas de anotações e fotografias.

COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CENTRAL DE RECICLAGEM DE ENTULHO
    Usinas de Reciclagem

A entrevista semi - estruturada partiu da elaboração de um roteiro que possibilitou a introdução de perguntas e de intervenções que visaram abrir o campo de exploração do entrevistado e aprofundar o nível de informações. A ordem de assuntos abordados não obedeceu necessariamente a uma sequência rígida, o que possibilitou a produção de maior quantidade de material para a pesquisa qualitativa. A entrevista foi guiada por uma relação de pontos de interesses que cada entrevistado explorou ao longo de seu curso.

As visitas e entrevistas realizadas nas usinas contaram com a colaboração dos entrevistados, dos administradores e responsáveis técnicos pelas usinas, e enfatizaram aspectos operacionais e ambientais, fundamentais para atender os objetivos deste trabalho, dando menos ênfase às questões sociais.

Roteiro de Entrevista nas Usinas de Reciclagem

Trata-se de um instrumento para orientar uma “conversa com finalidade”, que é a entrevista; é o facilitador de abertura, de ampliação e de aprofundamento da comunicação.
Funciona como um guia; portanto, não pode prever todas as situações e condições de trabalho de campo. No roteiro, constaram itens indispensáveis para o delineamento do trabalho, de forma que cada questão levantada faz parte do objetivo da pesquisa, encaminhando as respostas para lhe dar forma e conteúdo e contribuindo, com isso, para emergir a visão e as relevâncias a respeito dos fatos e das relações que compõem o estudo, do ponto de vista dos interlocutores.

Para a elaboração do roteiro de entrevista, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de conhecer o maior número possível de usinas nacionais existentes, dados sobre sua localização, dados históricos, data e processo de implantação, fatos relevantes, como intervenções, período de funcionamento, dados sobre aspectos legais, sociais e ambientais e dados operacionais, como processo de produção e equipamentos.

Com os dados levantados pela pesquisa bibliográfica, elaborou-se o roteiro para usinas de reciclagem, que pode ser consultado no Apêndice A.

COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CENTRAL DE RECICLAGEM DE ENTULHO
Observação in loco

O roteiro fez uma abordagem das questões referentes à localização geográfica, layout, implantação e impacto ambiental e se as usinas estão próximas ao local de geração das matérias primas, descentralizadas, facilitando o recebimento desse material, ou se possuem vias de acesso que facilitem o transporte sem prejudicar os equipamentos urbanos existentes no entorno.

O roteiro permitiu investigar o processo de produção, abrindo espaço para os temas que envolviam suas etapas, desde o descarte dos RCD pelos veículos na usina até a geração dos reciclados, a composição da matéria-prima que chega às usinas, as ferramentas e equipamentos utilizados e a composição dos produtos reciclados. Orientou a identificação dos atores sociais, que são todas as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente com as usinas: fornecedores, mão-de obra direta e indireta e consumidores.

Observação in loco

É a observação da pesquisa de campo nas usinas. Trata-se de uma observação livre e se limitou ao instante da pesquisa, enfatizando determinados elementos na interação. A observação foi registrada por meio de anotações realizadas em campo e delas constam informações complementares, que não foram registradas nas entrevistas formais: conversas informais, comportamentos, expressões que digam respeito ao tema da pesquisa, entre outras.

Pesquisa de Campo

COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CENTRAL DE RECICLAGEM DE ENTULHO
Pesquisa de Campo
Iniciou-se a pesquisa de campo com a identificação dos critérios de seleção das usinas, definição da amostra da pesquisa, identificação e localização das usinas a serem pesquisadas, sua caracterização prévia e obtenção de informações iniciais, estudo do histórico de cada uma delas e revisão do roteiro proposto.

Foram realizados contatos telefônicos para identificar a pessoa indicada para acompanhamento das visitas nas usinas, expondo a ela os objetivos propostos pelo trabalho e a interação de realização individual das entrevistas. Dessa forma, o trabalho de campo foi desenvolvido em duas etapas.

a). Primeira etapa: Preparação

Essa etapa consistiu em preparar o pesquisador para entrevistas, atendendo aos seguintes itens: capacitação do entrevistador, por meio do conhecimento de conceitos básicos que envolvem a pesquisa como desenvolvimento sustentável, produção de reciclados, viabilidade econômica, mercado, legislação, entre outros; assimilação do roteiro, guia da entrevista; preparação de material para registrar as observações in loco: os instrumentos necessários como máquina fotográfica, gravador e complementos. Foi estabelecido contato com as usinas, sendo confirmadas as visitas técnicas.

b). Segunda etapa: Experimental nas usinas

Com a etapa anterior cumprida, o pesquisador, munido de todo o material necessário, iniciou o trabalho de campo nas usinas.

Usina A: a investigação nessa usina foi dividida em duas partes. A primeira foi realizada na prefeitura da cidade e a segunda na usina, ambas no mês de agosto de 2002. Na prefeitura, foi entrevistado o responsável pela usina durante uma hora; em seguida, foi solicitado a um funcionário que levasse o pesquisador até a recicladora.
Na usina, iniciou-se a visita por meio de apresentações e conversa informal, seguida de entrevista, com duração de uma hora, com seu responsável técnico. Na sequência, foi apresentado por ele todo o processo de produção da usina, desde o descarte até o estoque do material produzido. Depois, foi disponibilizada a relação dos consumidores do material produzido pela usina e um funcionário para o contato entre o pesquisador e os consumidores. Como não foi possível contatar os consumidores no mesmo dia, o pesquisador retornou à cidade para concluir a pesquisa, conhecendo alguns consumidores.
A fim de atualizar dados já levantados nessa usina, em fevereiro de 2005 o pesquisador retornou e reafirmou o que já tinha investigado.

Usina B: como na usina anterior, a investigação foi dividida em duas partes: usina e prefeitura. Em agosto de 2004, foi possível realizar a visita à usina, observando-se os materiais estocados e os equipamentos e realizando-se a entrevista. A usina não estava operando, pois os equipamentos estavam em manutenção. A investigação continuou, em setembro de 2004, na prefeitura, onde o pesquisador foi atendido por um técnico capacitado e apto a responder às questões referentes à usina: foram detalhados os processos de produção, aspectos legais e administrativos referentes à pesquisa.

COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CENTRAL DE RECICLAGEM DE ENTULHO
Experimental nas usinas
Usina C: Foram realizadas três visitas a essa usina, durante o mês de agosto de 2004, uma com o proprietário da instalação e as outras, em diferentes datas, com o responsável técnico pelas operações.

Na primeira visita, o proprietário concedeu uma entrevista com muito entusiasmo e riqueza no conteúdo de seus relatos, e apresentou a usina, que não estava operando: os equipamentos estavam em manutenção, mas foi possível conhecer todas as etapas e processos para a produção dos reciclados. Em seguida, o proprietário convidou o pesquisador a conhecer um consumidor do reciclado, uma obra comercial que estava utilizando o material produzido pela usina.

Na segunda visita, a usina estava em pleno funcionamento, tendo sido possível registrar e observar as etapas de produção. O responsável técnico acompanhou o pesquisador e concedeu entrevista, agendando-se uma visita a um outro consumidor.
Na terceira visita à usina, foi possível fazer outras observações, pois o cotidiano de uma usina é muito dinâmico. O responsável técnico da usina levou o pesquisador a conhecer uma obra que utilizava os reciclados.

COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA EM CENTRAL DE RECICLAGEM DE ENTULHO
    Tratamento de Dados

Usina D: A investigação nessa usina foi realizada, em setembro de 2004, durante uma visita com seu responsável técnico e o responsável por sua implantação. Ambos concederam entrevistas e apresentaram a instalação, que estava em plena operação. Foi possível fazer contato com as pessoas que operavam as diversas etapas, facilitando o entendimento de seus processos.

Usina E: Nessa usina foi realizada uma visita, em dois momentos diferentes, ambos em setembro de 2004. O primeiro foi um encontro técnico fora da instalação, registrado por entrevista. O segundo momento ocorreu com a visita à usina, em que o responsável técnico concedeu nova entrevista, relatando as etapas operacionais; em seguida, o pesquisador teve oportunidade de conhecer os equipamentos, os processos de produção e as aplicações dos reciclados.

 Tratamento de Dados

Os dados coletados foram tratados por meio das seguintes etapas:

1). Uma pré-análise, que consistiu no contato exaustivo com as entrevistas de cada usina. Foram ouvidas inúmeras vezes as fitas e, concomitantemente, feitas anotações.

2). Foram realizados estudos com essas anotações, complementados com o levantamento bibliográfico.

3). Foram realizadas as transcrições de todas as entrevistas, gerando um total de 200 páginas transcritas.

4) Seleção de fotos − elas contam como funcionam as usinas, os processos operacionais, os materiais reciclados, como estão sendo consumidos. Precisam ter coerência e conteúdo em sua seqüência. As fotos funcionam como documentos e registros das usinas.

5) Depois de explorado todo o material coletado, iniciou-se a construção de texto, contando e descrevendo a pesquisa de campo, segundo os aspectos levantados no roteiro.

6) Em seguida, foi desenvolvida a análise de conteúdo baseada nos textos construídos com a interpretação dos dados coletados, agrupados e organizados em seis categorias.

7). Foram produzidas tabelas, com a finalidade de destacar as informações obtidas, em uma visualização que fosse a mais transparente possível. Por fim, analisou-se o diferencial entre as usinas. Os dados qualitativos foram organizados de tal forma que atendessem aos objetivos do trabalho.

Apresentação dos Resultados

A apresentação dos resultados, em forma de relatório, foi elaborada em função dos objetivos da pesquisa e está constituída por considerações a respeito das observações realizadas.

Os próximos capítulos apresentam os resultados do estudo realizado e as conclusões que puderam ser dele extraídas
Fonte do texto:.ietsp.com.br/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS/Nelma Almeida Cunha