23 novembro 2016

PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS NO BRASIL



Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis no Brasil

Este Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) propõe-se como um mapa do caminho, construído com a sociedade, para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de ações de produção e consumo sustentáveis. O PPCS será coordenado e monitorado pelo governo, mas não se concretizará sem a participação de todas as partes interessadas.

As ferramentas existem, estão ao alcance e o governo se dispõe a colocá-las a serviço da sociedade como um todo, liderando pelo exemplo em sua implementação.

Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis no Brasil
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis no Brasil

O PPCS será sempre uma obra em progresso, com revisões e correção de rumo constantes à medida que seus objetivos e metas forem alcançados ou reavaliados. Mas será também um farol para indicar esses rumos, com um olhar para o futuro.

Essa construção baseia-se em experiências de sucesso realizadas ou em curso, ações concretas, vontade política e espírito de colaboração no presente; constitui-se no cenário desejado a partir do possível. Ao mesmo tempo, mantém o olhar atento para as tendências menos conhecidas, que hoje parecem ousadas ou distantes da realidade brasileira, mas que em breve se tornarão voz corrente, orientadoras de práticas cotidianas para o setor produtivo, para empreendedores e cidadãos consumidores.

Esta versão resume os pontos mais importantes do Plano respeitando a estrutura da versão integral, de forma a facilitar sua leitura rápida. O Plano na íntegra, com os anexos contendo documentos que consubstanciam suas análises, propostas e conclusões, encontra-se disponível eletronicamente no site: www.consumosustentavel.gov.br.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente/Plano de Ação para a Produção e Consumo Sustentáveis