05 janeiro 2017

RESÍDUOS TÊXTIL - VEJA SOBRE OS RESÍDUOS TÊXTEIS EM PASSOS



Resíduos têxteis 

No Começo tem um link com um PDF de como é deveria os resíduos têxtil em Passos ser tratados dentro da Politica Nacional dos Resíduos Solidos

http://conic-semesp.org.br/anais/files/2015/trabalho-1000021194.pdf
O Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL, 2009), afirma que as indústrias da moda geram desperdícios significativos, principalmente da matéria-prima tecido, que é transformada em aparas, retalhos e peças rejeitadas. Durante o processo produtivo, os resíduos são gerados principalmente no setor do corte, provenientes da modelagem e encaixe do produto, tema este confirmado pela Lei n° 10.165, de 27 de dezembro de 2000, em seu anexo VIII, que apresenta as atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais, no código 11, cita a Indústria Têxtil, de Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos, com grau médio de poluição. De acordo com a NBR 10004/2004, os resíduos sólidos têxteis são classificados como resíduos de classe A - Não inertes e podem ter propriedade tais como a biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. O processo produtivo responsável por construir vestimentas é processado em várias etapas, no entanto o foco deste estudo é o setor de corte, pois é neste departamento que acontecem as maiores saídas de resíduos têxteis, objeto de interesse nesta análise (MARTINS; PEREZ, 2012). 
RESÍDUOS TEXTIL
RESÍDUOS TEXTIL

Tabela 1 - Identificação de saídas do setor de corte 



SETOR
SAÍDAS
CORTE  
Plástico (embalagem tecido) 
Tubo de tecido 
Rolo de etiqueta 
Fita crepe
Resíduos de papel 
Resíduos de tecido 
Tecido com defeito
  

                                                      Fonte: Adaptado de Martins; Perez, 2012

Os tecidos provenientes do corte são formados por fibras têxteis, que de acordo com o regulamento do CONMETRO define-se como fibra têxtil ou filamento têxtil toda matéria natural, de origem vegetal, animal ou mineral, assim como toda matéria artificial ou sintética, que por sua alta relação entre seu comprimento e seu diâmetro, e ainda, por suas características de flexibilidade, suavidade, elasticidade, resistência, tenacidade e finura está apta às aplicações têxteis – Resolução Conmetro/MDIC n.02, de 06.05.2008 (CONMETRO, 2012).  

Após o processo de modelagem, encaixe e cortes sobram os “RESÍDUOS TÊXTEIS” definidos como as matérias-primas oriundas de varreduras e demais desperdícios (CONMETRO, 2012) e de acordo com Araújo (1996) o tecido descartado varia entre 20 a 35% do corte, sendo que o material têxtil costuma representar de 40 a 50% do custo de toda a peça confeccionada.   

Diante da necessidade em regulamentar a gestão de resíduos sólidos, foi criada a Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com esta lei houve uma facilitação quanto ao gerenciamento dos resíduos sólidos nos diferentes segmentos.  

A nova lei indica avanços no gerenciamento dos resíduos sólidos no país e tem como intuito traçar ações estratégicas que viabilizem processos capazes de agregar valor aos rejeitos, aumentando a capacidade competitiva do setor produtivo. Nos parâmetros definidos por tal legislação, sobressai a valorização de tecnologias que fortaleçam o uso adequado de novas alternativas para a indústria e o reconhecimento dos resíduos sólidos − reutilizáveis e recicláveis (FONSECA; CAMPOS, 2012).  

Embasado neste contexto, é relevante investigar como é tratado o resíduo têxtil em indústrias de confecções, abrangendo suas classificações e propriedades que devem ser definidas para o descarte adequado. De acordo com a realidade produtiva da organização, este pode ser considerado um aspecto para os critérios de sustentabilidade, os indicadores podem auxiliar na avaliação do desempenho ambiental da organização a fim de torná-la mais competitiva e com considerável redução econômica.  

 A gestão de resíduos têxteis nas indústrias de confecções de vestuário 
A indústria de confecção do vestuário é a principal produtora de bens finais do complexo têxtil e o seu produto geralmente possui um ciclo de vida curto por se tratar de peças com conteúdo de moda, que mudam de acordo com as tendências que são lançadas a cada estação do ano. Para atender a demanda dos consumidores, que almejam novidades entre outros aspectos como estética, por exemplo, produzem milhares de peças ao mês (MILAN, VITORAZZI, REIS, 2010), com isso o setor confeccionista possui grande potencial poluidor seja no ramo têxtil ou diverso desse, cujas atividades têxteis encontram disposição expressa na Lei Federal nº 10.165/2000, tendo em vista o alto nível de poluição, estas organizações tem demonstrado interesse em conhecer e minimizar os impactos ambientais causados (Barcelos, 2012). 

Considerando esse aumento produtivo e a necessidade de fortalecimento das mesmas para manterem-se competitivas no mercado e serem comprometidas com a sustentabilidade, fatores estes aliados à preocupação e a conscientização mundial sobre a necessidade de preservar e recuperar o meio ambiente tem repercutido consideravelmente, fato que gerou um acréscimo na cobrança pela conservação dos ecossistemas, por parte dos consumidores. Para satisfazêlos e conquistar mercados, a tomada de decisão quanto à escolha e compra de matérias-primas pelos gestores é uma etapa importante, e esta seleção e aquisição acontecem diante do levantamento de dados de uma equipe de marketing e criação de produto, todos os atores envolvidos precisam considerar até o descarte dos produtos pelo consumidor, quando finaliza o ciclo de vida do mesmo.  

No entanto uma questão  apresentada na XVI Sondagem Industrial 2011-2012 (FIEP, 2012), onde os líderes das empresas respondentes apontam que “o principal obstáculo à adoção de processos de produção amigáveis ao Meio Ambiente, indicado por 40,73% dos empresários, é que ‘são muito caros’, representa que o caminho a ser percorrido na direção da aplicação do gerenciamento ambiental na grande maioria das organizações é longo e exige estudos de pesquisadores e instituições com parceria com as indústrias sobre o tema. O  gráfico abaixo apresenta os índices detectados com a pesquisa. 
 

Figura 2 - Qual o principal obstáculo à adoção de processos de produção amigáveis ao Meio Ambiente pelas empresas?



Fonte: Adapatado de XVI Sondagem Industrial 2011-2012 (2012)



Em contrapartida, estudos mostram que a adoção de produção mais limpa, é justificável à medida que podem levar a um aumento de produtividade, redução de custos, e à racionalização dos desperdícios no âmbito dos processos produtivos (MILAN, VITORAZZI, REIS, 2010), mas para isso é fundamental a conscientização de todas as esferas envolvidas na organização, desde colaboradores aos gestores e diretores das indústrias.  

Como o consumo de matéria prima é inevitável, considera-se fundamental encontrar soluções para o caminho da sustentabilidade na etapa de corte do processo produtivo confeccionista, ou seja, ações relacionadas ao descarte destes resíduos.  

Diante da grande quantidade de peças produzidas mensalmente pelas indústrias de confecções estima-se que estas organizações rejeitem várias toneladas de resíduos têxteis, porém ainda não há à associação desta lacuna com o desempenho ambiental neste cenário. 
Uma questão de difícil solução é quanto aos critérios adotados pelas empresas para selecionar os receptores de resíduos, que muitas vezes adotam como critério o que está disponível no momento e não o que seria adequado para a destinação dos resíduos, percebe-se que falta uma adequação entre organização e as empresas receptoras que possuam critérios para recebimento de resíduos relacionados à classificação e caracterização dos mesmos (JUNIOR; FRACAROLLI; GALDAMEZ, 2011). 
 
 Metodologia
Tipo de Pesquisa: revisão sistemática. Método de Pesquisa: exploratória. Método de Procedimento: pesquisa nas bases de dados. 
  
Método de Coleta de Dados: pesquisa documental e eletrônica.
 
A presente pesquisa é desenvolvida com o objetivo de explorar a relação do desempenho ambiental das indústrias de confecções e as práticas para o gerenciamento dos resíduos sólidos, bem como sua definição.  A busca dos periódicos ocorreu durante o mês de março a abril de 2013; a pesquisa foi delimitada entre os anos de 2009 a 2013; o banco de dados utilizados para a busca: base SCOPUS. Sendo que foi utilizado como suporte para ter uma abrangência para pesquisa sob outros olhares: anais do ENEGEP, CAPES, e eventos científicos que focam o tema de engenharia de produção, produção mais limpa e sustentabilidade; as palavras-chaves utilizadas para a busca dos artigos (desempenho ambiental; resíduos sólidos têxteis, indústria de confecção), de forma individualizada e combinada entre si; foram encontrados 230 artigos nas bases mencionadas; mas foram analisados sete artigos, sendo dois em língua inglesa e cinco em língua portuguesa; utilizou-se das Normas NBR e ISO em âmbito internacional e Legislações Nacionais que dispõe sobre o assunto de desempenho ambiental e resíduos sólidos com o intuito de embasar as questões apresentadas; a análise do conteúdo ocorreu primeiramente delimitando os problemas e objetivos de cada documento.


 Resultados e Discussões 

As pesquisas apresentam a relevância do tema desempenho ambiental e o interesse de pesquisadores quanto à discussão do mesmo, porém ainda há uma lacuna grande a ser discutida entre a associação do desempenho ambiental, uso de indicadores ambientais e os resíduos têxteis, devido à especificidade do assunto que é discutido nos aspectos de redução da matéria-prima e em outra vertente o gerenciamento correto dos resíduos têxteis.  Observase a relevância do tema com o apoio das Normas e Leis em âmbito nacional que tratam e normalizam o assunto.  Com a análise dos dados coletados constata-se que entre os anos de 2009 a 2013 foram publicados na base SCOPUS 214 artigos, conforme figura 3:

Figura 3 - Número total de artigos publicados por ano
 





Quanto aos autores que mais publicaram sobre o tema, percebe-se um n´mero muito próximo entre os autores. 

Figura 4 - Número total de documentos por autor




Fonte: Adapatado da base de dados SCOPUS (2013)

A filiação dos autores que aparecem em maior número refere-se à Tsinghua Univertsit. Porém, ressalta-se a presença de Universidades brasileiras em posições de destaque.
Abaixo, seguem os gráficos representativos: 

Figura 5 - Número total de documentos por filiação do autor 



Fonte: Adapatado da base de dados SCOPUS (2013)




Quanto aos países com maiores publicações, a Índia tem destaque com 43 publicações, e o Brasil está em terceira posição com 16 publicações sobre o tema, conforme figura 6.                                                                                                                                                                       
                                             Figura 6 - Número total de publicações por país   




Fonte: Adapatado da base de dados SCOPUS (2013)






Estas informações demonstram o interesse dos pesquisadores em âmbito internacional e nacional e a relevância da pesquisa, além de apresentar as lacunas existentes para pesquisa futura abrangendo o tema e as possibilidades de analisar profundamente o modo como o desempenho ambiental pode ser realizado para compreender o impacto que diferentes práticas têm sobre diferentes medidas de desempenho na indústria de confecções de vestuário.

       

 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Com a condução da presente pesquisa, apurou-se que o tema proposto possui relevância, uma vez que existem iniciativas no Brasil e em âmbito internacional no que diz respeito ao desenvolvimento de estudos na área de desempenho ambiental, sua aplicabilidade e resultados positivos obtidos nestas pesquisas. 

Como aspecto limitativo aponta-se que as pesquisas divulgadas nas bases pesquisadas apresentam baixo grau de aderência no cenário da indústria de confecções de vestuário, estes estudos aplicados ainda são pouco discutidos. 
A análise dos aspectos e das práticas que norteiam o desenvolvimento sustentável foi sob o ponto de vista dos estudos apresentados que relatam sobre o desempenho ambiental. Aspectos considerados importantes para as empresas atingirem novos patamares de gestão ambiental, ainda estão sendo estudados, bem como indicadores para medir o desempenho. 
No que diz respeito às normas e legislações que norteiam esta questão são facilitadoras para as indústrias que almejam medir seu desempenho ambiental. 
Desta forma, a adoção de estratégias para alcançar o desempenho ambiental agrega valor às organizações, reduzem os custos e aumentam  os lucros. 

REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Mário de. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 10004: RESÍDUOS SÓLIDOS – CLASSIFICAÇÃO, 2004. 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental- Requisitos com orientações para uso. Brasil, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO 14031: Gestão Ambiental - Avaliação de Desempenho Ambiental – Diretrizes. Brasil, 2004.
BARCELOS, Silvia M. B. D. Indicadores de sustentabilidade em indústrias de vestuário no APL de Maringá/ Cianorte – PR. Ponta Grossa, 2012. 114 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 
BRASIL. LEI No 10.165, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2000. Altera a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 22 abr. 2013.  
BRASIL. Lei N° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em:
CANIATO, F.; CARIDI, M.; CRIPPA, L.; MORETTO, A. Environmental sustainability in fashion supply chains: An exploratory case based research. Int. J. Production Economics. v. 135, p. 659–670, 2012. 
CNTL – Centro Nacional de Tecnologias Limpas. Site institucional. Disponível em: www.senairs.org.br/cntl. Acessado em: 21 mar. 2013.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ (FIEP). XVI Sondagem Industrial 2011-2012.
Disponível em
< http://www.fiepr.org.br%2Fsindicatos%2Fsimov%2FuploadAddress%2FSondagemIndustrial2012%255B1% 25 5D%255B31178 %255D.pdf&ei=eeN2Ue7pM_SI0QHdpoGoBg&usg=AFQjCNGqX32K5BxyTD2JdWjIUkkBS 43Qmg&sig2=K88hVamGsCOeMUkRdusMw&bvm=bv.45580626,d.eWU>. Acesso em 23 abr. 2013.
JUNIOR, F. R. L.; FRACAROLLI, R.L.; GALDAMEZ, E.V. C. Gestão de Resíduos Têxteis: Um Estudo de Caso Em Um Arranjo Produtivo do Setor do Vestuário. In: ENGEMA – ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo, 2010.     
MILAN, Gabriel S.; VITORAZZI, Camila; REIS, Zaida C. dos. Um estudo sobre a redução de resíduos têxteis e de impactos ambientais em uma indústria de confecção de vestuário. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6, 2010, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro, 2010.  
FONSECA, M.V.A.; CAMPOS, T.R.T.; REDE 5RS: a base estratégica para a operacionalização da política nacional de resíduos sólidos, no âmbito industrial. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2012, Bento Gonçalves. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2012. 
FONSECA, M.V.A.; CAMPOS, T.R.T.; Resíduos como matéria-prima estratégica: a indução da geração de emprego e renda. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2012, Bento Gonçalves. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2012.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. CONMETRO. Dispõe
sobre a aprovação do Regulamento Técnico Mercosul Sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis. Resolução n.º 02, de 6 de maio de 2008. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/legislacao/detalhe.asp?seq_classe=7&seq_ato=213>. Acesso em: 21 nov. 2013.
MYHRE, O.; FJELLHEIM, K.; RINGNES, H.; REISTAD, T. Development of environmental performance indicators supported by an environmental information system: Application to the Norwegian defence sector. Ecological Indicators, v. 29, p. 293-306, 2013.  
MARTINS; S. B.; PEREZ; I. U. Estratégias para a redução de resíduos no setor de confecção de produtos de moda. In: VIII COLÓQUIO DE MODA, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2012.   
SCOPUS Bases de dados: Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2013.
SILVA, C. E. P. M.; KALID, R. A.; ESQUERRE, K. P. S.; Avaliação da incerteza de medição associada a indicadores de desempenho ambiental.  In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2011, Belo Horizonte.  Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2011.
SILVA, S. S. F.; CÂNDIDO, G.A.; RAMALHO, Â. M. C.; Diagnóstico situacional dos resíduos sólidos urbanos no município de Cuité-PB: uma aplicação do sistema de indicador de sustentabilidade pressão – estado – impacto – resposta (P-E-I-R). Revista Gestão Industrial - UTFPR, Ponta Grossa v.08, n.03: p. 72-90, 2012.  


Fonte: XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO

A Gestão dos Processos de Produção e as Parcerias Globais para o Desenvolvimento Sustentável dos Sistemas Produtivos 

Eliane Pinheiro(UTFPR/UEM) /Antonio Carlos de Francisco  (UTFPR )