27 maio 2017

IMPACTO AMBIENTAL DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO -Consumo de Recursos Naturais


O setor da construção civil “além de ser um dos maiores da economia ele produz os bens de maiores dimensões físicas do planeta, sendo consequentemente o maior consumidor de recursos naturais de qualquer economia”

(JOHN, 2000). Segundo este mesmo autor, o consumo de recursos naturais na construção civil é variável de acordo com cada região, isso dependendo de fatores como:

IMPACTO AMBIENTAL DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO -Consumo de Recursos Naturais
IMPACTO AMBIENTAL DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO -Consumo de Recursos Naturais


• taxa de resíduos gerados;

• vida útil ou taxa de reposição das estruturas construídas;

• necessidades de manutenção, inclusive as que visam corrigir falhas construtivas;
• perdas incorporadas nos edifícios; e

• tecnologia empregada.

Como citado na introdução, a construção civil é responsável pelo consumo de parte signifi cativa dos recursos naturais do planeta. Para John (2000) a estimativa é um consumo de 9,4 ton/hab.ano de materiais de construção.


O DETR (1998) menciona que, no Reino Unido, a construção consome algo em torno de 6 ton/hab.ano e 250 a 300 milhões de toneladas de agregados por ano.


Para John (2000), considerando que no Brasil são produzidas por ano cerca de 35 milhões de toneladas de cimento Portland e que este cimento é misturado com agregados a um traço médio de 1:6, pode-se estimar que 210 milhões de toneladas de agregados são consumidos anualmente somente na produção de concretos e argamassas, sem considerar o volume de agregados que são utilizados em pavimentação e as perdas.

ELEVADO CONSUMO DE AGREGADOS NATURAIS

O consumo de agregados naturais varia entre 1 e 8 toneladas/habitante/ano.

No Brasil, o consumo de agregados naturais somente na produção de concreto e argamassa é de 220 milhões de toneladas.

Ao redor de grandes cidades, a areia e outros agregados naturais começam a ficar escassos, influenciado também pelo controle ambiental da extração que vem se intensificando.

ELEVADO CONSUMO DE MADEIRA

A construção civil consome cerca de 2/3 da madeira natural extraída.

A maioria das florestas não é remanejada adequadamente. 66% da madeira

MATÉRIAS PRIMAS ESCASSAS

Algumas matérias primas tradicionais da construção possuem reservas mapeadas escassas. O cobre e o zinco, por exemplo, possuem reservas suficientes para durarem cerca de 60 anos.  Cobre - reserva por 60 anos

Pode-se dizer ainda que o consumo de recursos naturais é maior do que o necessário devido ao elevado volume de perdas incorporadas às construções ou eliminadas como resíduos. De acordo com John (2000) é inevitável que ocorra um determinado volume de perdas. Porém a fração das perdas que excede ao limite mínimo característico da tecnologia empregada é considerada desperdício. Segundo este mesmo autor “os limites entre perda inevitável e o desperdício são difíceis de estabelecer e para uma mesma tecnologia variam com características regionais e no tempo”. A perda incorporada apesar de na maioria das vezes ser menos perceptível que a perda que saí da obra na forma de resíduos é causadora de consumo excessivo de recursos e geração de desperdício.

Para a construção civil o grande desafio é alcançar uma melhoria e ampliação do ambiente construído com o emprego de um volume inferior de recursos naturais, principalmente nos países não desenvolvidos devido à necessidade de se construir uma quantidade maior de bens.
Fonte do texto:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos