24 maio 2017

RESULTADOS DO PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DE RESÍDUOS EM CANTEIROS DE OBRAS

Avaliação do desempenho das obras

O desempenho das empresas que participaram do grupo-piloto foi monitorado considerando os aspectos referentes à limpeza do canteiro, à qualidade e à extensão da triagem dos resíduos, conforme metodologia apresentada no item: http://engenhafrank.blogspot.com.br/2017/05/avaliacao-de-uma-obra-de-construcao.html

Além disso, foram avaliadas a intensidade e a qualidade da destinação compromissada, representadas pelo registro do conjunto das remoções de resíduos efetivadas. A intensidade relaciona a quantidade de eventos de destinação documentadas e a qualidade refere-se ao modo pelo qual se fez o registro da destinação.


GESTÃO AMBIENTAL DE RESÍDUOS EM CANTEIROS DE OBRAS
GESTÃO AMBIENTAL DE RESÍDUOS EM CANTEIROS DE OBRAS

Os gráficos a seguir mostram os resultados extraídos dos relatórios de avaliação efetuados nas vistorias nos canteiros de obra, apresentam um comparativo entre a média das notas de avaliação do grupo das 11 empresas com as obras que demonstraram o maior e o menor desempenho.
MÉDIAS DAS AVALIAÇÕES DE LIMPEZA
MÉDIAS DAS AVALIAÇÕES DE LIMPEZA

MÉDIAS DAS AVALIAÇÕES DE SEGREGAÇÃO
MÉDIAS DAS AVALIAÇÕES DE SEGREGAÇÃO


MÉDIAS DAS AVALIAÇÕES DO REGISTRO DA DESTINAÇÃO
MÉDIAS DAS AVALIAÇÕES DO REGISTRO DA DESTINAÇÃO

Deve-se observar que as obras foram avaliadas em diferentes etapas de produção, ou seja, nem todas se encontravam na mesma etapa de execução simultaneamente, o que possibilitou a implantação da metodologia desde os serviços de fundação e execução da estrutura até serviços de pintura e limpeza final. As características das obras participantes, todas residenciais, abrangeram obras verticais e horizontais de padrão médio e alto, variando de um a cinco edifícios em cada canteiro. Os canteiros das obras encontram-se na região metropolitana de São Paulo.

Relacionamos abaixo os principais aspectos positivos que puderam ser evidenciados nos canteiros de obra e os aspectos críticos que, se não seguirem as diretrizes determinadas na fase de planejamento, podem comprometer o desempenho do programa de gestão de resíduos:

ASPECTOS POSITIVOS
Redução dos custos de coleta
Redução do desperdício (menor geração de resíduos)
Reaproveitamento dos resíduos dentro da própria obra
Limpeza e organização nos canteiros
Redução dos riscos de acidentes de trabalho

Tabela Formatada por: Frank e Sustentabilidade

ASPECTOS CRÍTICOS
Treinamento da mão de obra
Correta aquisição de dispositivos de coleta
Atendimento insatisfatório das empresas coletoras e transportadoras
Controle dos registros das destinações dos resíduos
Defasagem na execução da limpeza com relação ao serviço executado
Comprometimento da direção da empresa e da gerência da obra

Tabela Formatada por: Frank e Sustentabilidade

De modo geral, houve compromisso das empresas nas quais se implantou a metodologia de gestão, evidenciados por avaliações satisfatórias de limpeza, triagem e destinação dos resíduos, o que foi possível graças ao empenho das equipes de produção, ao comprometimento da direção da empresa e de seu corpo técnico, além do progressivo envolvimento de empreiteiros, fornecedores de insumos e prestadores de serviços em geral.

Conclusões

Para medir a iniciativa do COMASP em realizar este programa-piloto e avaliar os resultados da implantação do programa nas obras, o SindusCon-SP contratou uma empresa de pesquisas independente que entrevistou os profissionais das 11 empresas participantes, das consultorias I&T Informações e Técnicas e Obra Limpa e profissionais do SindusCon-SP.

Dentre os aspectos relevantes apontados na pesquisa, apresentamos a seguir os resultados relacionados às vantagens da implantação da gestão de resíduos nas obras sob os aspectos de produção, da imagem da empresa, comportamental e de custos:

VANTAGENS IDENTIFICADAS NO PROGRAMA DE RESÍDUOS
VANTAGENS IDENTIFICADAS NO PROGRAMA DE RESÍDUOS


  

Foram entrevistados 70 profissionais participantes do Programa de Gestão
Ambiental de Resíduos em Canteiro de Obras, em diversos cargos hierárquicos.

A pesquisa demonstrou que os principais aspectos positivos identificados foram:

ASPECTOS POSITIVOS
Aperfeiçoamento da logística da obra
Compreendendo a organização, segregação, acondicionamento
e destinação dos resíduos
Mudança de cultura
Conscientização ambiental dos funcionários próprios e de
empreiteiros
Imagem da empresa
Maior valorização da empresa pelos funcionários e fornecedores
Redução de custos
Redução do custo da destinação, parte pela redução da geração
de resíduos ou seu reaproveitamento, parte em função da
alteração da forma de destinação
Continuidade da implantação do programa
Reprodução da implantação do programa em todas as obras

Tabela Formatada por: Frank e Sustentabilidade


Também foram apontados aspectos que precisam ser mais bem desenvolvidos:

MELHORIAS
Divulgação do programa e das ações do setor
Aumentar a conscientização das construtoras, de forma que o setor como um todo implante a gestão de resíduos, o que acarretaria melhor imagem do setor
Envolvimento
Ampliar o envolvimento da alta administração e dos fornecedores
Educação Ambiental
Elaborar metodologia e materiais que possa auxiliar nos treinamentos, enfocando as questões de conscientização, sensibilização e questões operacionais.
Indicadores
Criar indicadores setoriais que possam ser utilizados para o planejamento das obras, como, por exemplo, o volume total de resíduos/área total construída
Projetos e especificações
Incluir nos projetos a questão da racionalização para a redução da geração dos resíduos e especificar materiais ou sistemas que possuam melhor desempenho ambiental

Tabela Formatada por: Frank e Sustentabilidade

A pesquisa revelou outro aspecto relevante: os entrevistados avaliaram como positiva a atitude pró-ativa do SindusCon-SP em implantar este programa-piloto, pois demonstra sua preocupação com o meio ambiente e com o acesso dos profissionais à informação e capacitação com relação às novas tendências.

A avaliação final demonstrou ser positiva em todos os aspectos, não esquecendo da necessidade da continuidade de ações junto aos órgãos municipais na definição dos Programas Municipais de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, programas estes que possibilitam a implantação das ATTs - Áreas de Transbordo e Triagem e dos Aterros da Construção Civil, seja pela elaboração das legislações pertinentes, seja pelo incentivo a novos negócios, como a reciclagem dos resíduos.

Atualmente a maior dificuldade encontrada pelas empresas que incorporam em seus processos a gestão de resíduos está relacionada à correta destinação, solução que somente poderá ser encontrada se houver a efetiva participação da cadeia produtiva, envolvendo construtoras, incorporadoras, projetistas, os transportadores, ATTs, Aterros, recicladoras, fabricantes, órgãos públicos e entidades de pesquisa.

Cabe um agradecimento a todos os profissionais envolvidos neste trabalho, em especial às Construtoras, que demonstraram pioneirismo e maturidade para de forma consciente iniciar um processo inovador. A implantação da gestão ambiental de resíduos da construção civil nos canteiros de obras de forma fundamentada e consciente como foi feito por este grupo servirá como referência a ser seguida pelo setor.
FONTE DO TEXTO e dos quadros:  gestão ambiental de resíduos de construção civil - cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/Manual_Residuos_Solidos.