20 junho 2017

ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS PARA UMA GESTÃO EFICIENTES DOS RESÍDUOS NO CANTEIRO DE OBRA

Envolvimento das Pessoas para uma Gestão Eficiente

Para que se consiga promover uma gestão de resíduos adequada é necessário que todos os agentes (equipe técnica e gerencial da obra, operários, empreiteiros e direção da empresa) estejam comprometidos com a nova proposta, pois todos precisarão contribuir para o sucesso da gestão dos resíduos. O comprometimento dos diversos envolvidos dependerá de treinamento e respeito às novas condições necessárias para a limpeza da obra, segregação e destinação responsável dos resíduos.
Envolvimento das Pessoas para uma Gestão Eficiente
Envolvimento das Pessoas para uma Gestão Eficiente

A gerência da obra deve prover condições para a gestão eficiente dos resíduos, destinando recursos para a compra e/ou confecção dos dispositivos necessários ao acondicionamento dos resíduos em quantidade suficiente. Junto com a equipe responsável pela segurança, a gerência da obra deve cobrar dos envolvidos a manutenção da limpeza e da segregação e a destinação responsável. Ações de valorização e estímulo ao envolvimento com a gestão dos resíduos contribuem para o bom resultado.

Os responsáveis pela destinação dos resíduos (geralmente o almoxarife ou comprador), devem estar sempre buscando informações sobre soluções para a destinação dos resíduos que privilegiem o reuso e a reciclagem.

Estes agentes são importantes também na fiscalização da destinação dos resíduos, mantendo registros através do CTR – Controle de Transporte de Resíduo.

Para o envolvimento dos operários, é fundamental realizar treinamentos de toda a equipe de produção, mostrando não só o que deve ser feito, mas também como e porquê deve ser feito.

Os agentes externos, empreiteiros e empresas terceirizadas, também devem ser envolvidos. Além de participar dos treinamentos, para Pinto et al (2005) é necessário que exista um compromisso formalizado para os agentes terceirizados, que deve contemplar:
• a necessidade de zelo com a limpeza e a organização permanentes da obra;

• responsabilidade dos empreiteiros pela má utilização dos insumos, materiais e dispositivos de uso comum;

• obrigação pela observância das condições estabelecidas para a triagem dos resíduos;
• em alguns casos, a responsabilidade compartilhada pela destinação dos resíduos, checando e aprovando solução para destinação e exigindo apresentação de documentação pertinente;

• avaliação dos empreiteiros em relação à limpeza da obra, triagem dos resíduos nos locais de geração, acondicionamento final e destinação (quando for aplicável), atribuindo notas e penalizando os responsáveis por irregularidades.

A motivação e treinamento constante dos agentes envolvidos são fundamentais para a gestão eficiente dos resíduos no canteiro.
Fonte do texto:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos