29 junho 2017

FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

Para aplicação da metodologia, podem ser utilizados alguns formulários. Os formulários de 1 a 5 são mais utilizados para estudos do R2 (racionalização dos processos internos das empresas) e não serão apresentados neste material.

Estes formulários podem ser encontrados no Livro Racionalização na Construção Civil de Fritz Gehbauer. Já os formulários de 6 a 10, utilizados para R1, serão apresentados na sequência.

·         Formulário 6 – Diagrama de Fluxo

Ao identificar o problema ou o processo a estudar no canteiro procura-se traçar o fluxo do processo (em planta e/ou corte) com a indicação das distâncias existentes, número de pessoas (e em que locais estão) envolvidas, estoques de materiais, etc.


Tabela 6 – Diagrama de Fluxo (Formulário 6).
FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

  • ·         Formulário 7 – Atividades Individuais – R1

Neste formulário são anotadas as atividades (no mesmo intervalo de tempo) dos diversos envolvidos no processo.

Para isso, identifica-se previamente o ciclo de trabalho, indicando a quantidade produzida no mesmo.

Podem-se adotar símbolos para simplificar o preenchimento e baseado no total de tempo do ciclo deve-se adotar uma unidade de tempo para a observação. É recomendado que mais de um observador registre estas atividades já que geralmente mais de um operário (e/ou máquina) está envolvido e muitas vezes em locais distintos o que inviabiliza a observação ao mesmo tempo por um único observador. Normalmente, deve-se definir o que observar e regular os relógios (ou usar cronômetros) para uniformizar as observações.

Tabela 7 – Atividades Individuais (Formulário 7).
FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

  • ·         Formulário 8 – Diagrama de Balanço das Equipes


Após a anotação das atividades individuais no FORM. 07 transfere-se o resultado para o gráfico de barras; o eixo vertical indica os períodos de tempo do processo e o horizontal os diversos operários observados.

Cada atividade pode ser identificada com uma simbologia na barra e, para cada período de tempo, registra-se a atividade executada (exemplo carregando material, transportando, virando traço, esperando, subindo guincho e etc).

Observa-se então o conjunto e procura-se identificar os ‘’gargalos“ do processo: percebe-se muitas vezes tempos excessivos de espera de determinado operário que não seria percebido se não tivesse sido “medido”.

Tabela 8 – Diagrama de Balanço (Formulário 8).
FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

Com base nestas informações parte-se para elaborar o Diagrama de Processos.

  • ·         Formulário 9 – Diagrama de Processos


Este diagrama utiliza simbologia própria para cada atividade identificada. A seguir será apresentada a simbologia normalmente empregada.

Tabela 9 – Simbologia do Diagrama de Processos.
FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

  • Tabela 10 – Diagrama de Processos (Formulário 09).
FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS


É importante esclarecer a diferença entre os conceitos de metros de transporte e homens. Metro. O primeiro refere-se à distância percorrida pelo material através de equipamentos e força humana. Neste caso não são consideradas eventuais repetições do trajeto. Por exemplo: para carregar a betoneira é necessário 2 ou 3 viagens ao estoque, porém a distância considerada é apenas o deslocamento unitário, de uma só viagem.

Já homens. Metro é a distância percorrida pelo material transportado pela força do homem. Neste diagrama deve-se registrar apenas a ida do material. A volta do operário para carregar novamente não deve ser indicada. Esta informação apenas aparecerá no diagrama de balanço.

Todo este procedimento deve ser aplicado no estudo de determinado processo, nas condições em que é executado, que chamamos de situação existente. Após a finalização da observação, medição e registro da situação existente, parte-se para as etapas de pensar, desenvolver melhoria no processo e se possível simular as operações na planilha para ter-se uma visão geral do efeito que irá causar. Comparam-se os resultados, e caso sejam positivos, a ponto de justificar a mudança, implementa-se em campo. Desta forma, obtém-se um banco de dados que servirá para consultas e resgates de situações anteriores.

Após a implementação das mudanças, deve-se, novamente, registrar a situação melhorada. Esta medição permitirá identificar os ganhos econômicos obtidos com a melhoria, o que estimula a continuidade do processo de racionalização.

      Formulário 10 – Teste Aleatório – R1

Este formulário é utilizado para auxiliar a observação aleatória dos trabalhadores no canteiro, de modo a medir o grau de efetividade dos trabalhos em operação.

A coleta se faz da seguinte forma:

• um teste aleatório deve compreender pelo menos 250 observações;

• as chances de ser observado devem ser as mesmas para todos os trabalhadores;

• as observações não devem obedecer uma sequência pré-determinada;

• para que julgamentos pessoais sejam eliminados, a classificação em uma categoria só pode ser feita a partir do momento em que o trabalhador for visto pelo observador, e este não deve refletir sobre que tarefa o trabalhador acabou de executar ou está iniciando naquele momento; e

• as condições gerais do ambiente de trabalho devem permanecer inalteradas durante a realização das observações.

A classificação das atividades segue os seguintes critérios:

A – Trabalho Eficaz

• trabalhar diretamente no produto;

• deslocamento dentro de 3m para apanhar algum equipamento ou ferramenta ou fazer uma ação necessária ao produto.

B – Trabalho Essencialmente Contribuidor

• trabalhos auxiliares ao produto;

• deslocamento entre 3 e 10m para apanhar algum equipamento ou ferramenta ou fazer uma ação necessária ao produto.

C – Trabalho Ineficaz

• não fazer nada ou ação sem relação com o produto;

• deslocamentos maiores que 10m.

Tabela 11 – Teste Aleatório (Formulário 10).
FORMULÁRIOS PARA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIROS DE OBRAS

Com base na metodologia apresentada é possível se conseguir grande redução de gastos sem grandes investimentos.

Porém é imprescindível boa vontade dos que fazem parte da empresa, além de um maior investimento no uso do pensar. A seguir será apresentado um exemplo de racionalização R1 para que se possa ver a aplicação da metodologia apresentada, além de demonstrar o ganho possível com aplicação dos princípios de racionalização.
Fonte do texto:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos