28 junho 2012

EROSÃO EÓLICA



EROSÃO EÓLICA
Erosão eólica é um tipo de erosão pelo vento com a retirada de material da superfície mais fino.

A deflação ocorre frequentemente em campos de dunas com a retirada de material da superfície mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície.
Pode ocorrer forte corrosão associada à deflação, esculpindo nas rochas fazendo diferentes formas e outras típicas de regiões desérticas e outras por fortes ventos.
Em locais de forte e constante deflação podem se formar lugares rebaixados, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.
Corrosão: erosão.
Deflação: Diminuição da velocidade do vento.
Seixo: Pedra dura geralmente lisa.
Fonte: www.702geoblog.blogspot.com
Erosão Eólica
É a erosão provocada pelo vento. Esse vento levanta muitos grãos de areia, que são transportados em alta velocidade, desgastam as folhas das plantas. Num certo lugar montes que cobrem as plantas pequenas. O vento também provoca o desgaste de rochas.

É a erosão provocada pelo vento. Os ventos fortes removem o solo superficial, levantando muitos grãos de areia e deixando muitos buracos no solo. O solo fica pobre em substâncias nutritivas e não serve para a agricultura.


É a erosão causada pelo vento. O solo sofre um grande desgaste com ação dos ventos fortes que carregam a sua camada superficial deixando-o pobre. Os grãos de areia são levados pela força do vento também provoca o desgaste das rochas: as partículas as sólidas transformados pelo vento se chocam contra as rochas com fossem lixas. O vento forte destrói casas, mal construídas e também destrói as matas.

Fonte: websmed.portoalegre.rs.gov.br
Erosão Eólica
Erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos.
A deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida.
Pode ocorrer forte corrasão associada à deflação, esculpindo nas rochas formas ruiniformes e outras feições típicas de regiões desérticas e outras assoladas por fortes ventos.
Em locais de forte e constante deflação podem se formar zonas rebaixadas, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.

Corrosão

Processo de desbaste físico das rochas através, principalmente, do impacto e/ou atrito de partículas transportadas pelo vento (eólica) pela água (fluvial, de marés, correntes) ou pelo gelo (de geleira).
Abrasão
Processo erosivo ou de desgaste de rochas pelo impacto e/ou atrito/fricção de partículas ou fragmentos carregados por correntes eólicas, glaciais, fluviais, marinhas, de turbidez, pelo vai e vem de ondas.

Eólico

Processo, depósito sedimentar ou feição/estrutura que tem o vento como agente geológico.
Exemplos: dunas em desertos ou praias são depósitos eólicos; corrasão é o processo de desbaste e deflação é o de erosão eólicas.

Deflação

Erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos.
A deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida.
Pode ocorrer forte corrosão associada à deflação, esculpindo nas rochas formas ruiniformes e outras feições típicas de regiões desérticas e outras assoladas por fortes ventos.
Em locais de forte e constante deflação podem se formar zonas rebaixadas, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo;
lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.
Fonte: pt.wikipedia.org

Fonte:portalsaofrancisco.com.br