28 julho 2017

METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO CANTEIRO

METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO CANTEIRO

Como foi visto ao longo das últimas postagens, a sociedade está se tornando cada vez mais exigente em relação à questão ambiental. O entulho, resíduo das atividades de construção e demolição (RCD), apresenta-se como um dos principais problemas nas áreas urbanas, pois sua geração e descarte inadequado causam diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. As soluções para esses problemas passam por desenvolvimento e implantação de tecnologias que busquem a redução, reutilização e reciclagem desse resíduo.



Objetivos do Programa
METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS NO CANTEIRO


A construção sustentável baseia-se na prevenção e redução dos resíduos pelo desenvolvimento de tecnologias limpas, no uso de materiais recicláveis ou reutilizáveis, no uso dos resíduos como materiais secundários e na coleta e deposição de resíduo inerte. Portanto, devem ser tomadas medidas que transformem as correntes de resíduos em recursos reutilizáveis. Quando esses resíduos são selecionados, graduados e têm teor de material pulverulento, apresentam elevado potencial de reciclagem, podendo ser utilizados como matéria-prima para produção de materiais de construção.

Devido a esse contexto, o SENAI, o SEBRAE e a GTZ, parceiros do Projeto COMPETIR, identificaram no mercado nacional programas de consultoria existentes que atendessem às necessidades das empresas do setor, no que se refere à adequação dos canteiros para atendimento à Resolução 307 do CONAMA. A metodologia selecionada, desenvolvida pela empresa Obra Limpa em São Paulo, foi adaptada à realidade nordestina, gerando o Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil.

Objetivos do Programa

Este programa busca fornecer às empresas construtoras, através de consultoria técnica especializada, ferramentas que permitam a gestão adequada dos resíduos de construção nos canteiros de obras, atendendo às exigências da Resolução 307 do CONAMA.
Como objetivos específicos pode-se destacar:

• fornecer à empresa construtora ferramentas que facilitem a gestão e controle dos resíduos gerados na obra, capacitando a equipe técnica na utilização destas ferramentas;

• fazer um planejamento da gestão de resíduos na obra, definindo quantidade e localização de dispositivos para coleta seletiva destes resíduos, permitindo a segregação dos mesmos desde a origem;

• sensibilizar os colaboradores da empresa com relação à limpeza e segregação dos resíduos na obra, para que estes sejam agentes da gestão de resíduos em seus postos de trabalho; e


• monitorar a implementação do Programa através de visitas técnicas com base em check-list específicos, gerando relatórios técnicos e fotográficos.
Fonte do texto:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos

Nenhum comentário:

Postar um comentário