14 julho 2017

PROJETO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS

Projeto e Planejamento

Uma etapa de projeto que prevê uma adequada compatibilização entre os diversos agentes intervenientes (empreendedor, arquitetos, projetista estrutural, projetistas de instalações, entre outros), é uma das mais importantes para a redução de desperdícios e consequente redução da geração de resíduos. Isso pois, quanto mais detalhes e incompatibilidades entre os diversos projetos puderem ser verificados e resolvidos antes da execução, menos perda e menos geração de resíduos ocorrerão.

A figura a seguir mostra o aumento do custo da falha descoberta em diferentes etapas do empreendimento, ou seja, se a falha for descoberta ainda na fase de projeto o custo dessa falha será bem menor que na fase de construção.

Assim como o custo de uma falha descoberta na fase de utilização será bem maior que na fase de construção.

Custo da Falha Descoberta em Diferentes Etapas do Empreendimento.
Custo da Falha Descoberta em Diferentes Etapas do Empreendimento.

A falta de um projeto desenvolvido de forma adequada traz como consequências levantamentos incorretos de materiais e mão-de-obra, com distorções em custos e cronogramas, além da impossibilidade de um planejamento adequado para as etapas seguintes da obra.

Alguns exemplos de como as etapas de projeto e planejamento podem contribuir para a redução da geração de resíduos são citados a seguir:

• a adequada compatibilização entre os projetos (arquitetônico, estrutural e de instalações) podem evitar sobre espessuras de revestimentos e minimizar a quebra de blocos e pedras cerâmicas.

• projetos bem detalhados para a produção e a escolha adequada da tecnologia construtiva evitam rasgos em alvenarias para a passagem de instalações elétricas e hidráulicas.

• o planejamento criterioso do sequenciamento das atividades com o estabelecimento de critérios para inspeções parciais evitam retrabalhos por falhas e fabricação de produtos defeituosos.

Um outro aspecto importante a comentar e que é responsável por uma signifi- cativa geração de resíduos são as modificações solicitadas pelos clientes. Sabe-se que fatores comerciais muitas vezes impõem às obras a necessidade de realizar modificações expressivas nos projetos, ocasionando demolições de paredes já construídas, rasgos em lajes para passagem de instalações, substituição de pisos já assentados, etc. Ações nas etapas de projeto e planejamento podem evitar ou, pelo menos, reduzir a incidência deste tipo de resíduo. Estabelecer limites e prazos para as modificações, utilizar sistemas construtivos com maior flexibilidade para alterações são exemplos de soluções. Sabe-se, ainda, que algumas empresas construtoras optam por não permitir alterações de projetos por parte dos clientes.

Organização do Canteiro

De acordo com Maia e Souza (2003)17 o canteiro de obras é o local no qual se dispõem todos os recursos de produção (mão-de-obra, materiais e equipamentos), organizados e distribuídos de forma a apoiar e a realizar os trabalhos de construção, observando os requisitos de gestão, racionalização, produtividade e segurança/conforto dos operários.

Nele são identificados elementos ligados à produção, elementos de apoio à produção, sistemas de transporte, elementos de apoio técnico/administrativo, áreas de vivência, entre outros elementos. São essas partes, ou elementos, que deverão ser alocadas no canteiro de forma a facilitar a execução dos serviços de construção, assegurar a segurança dos trabalhadores e, enfim, garantir o cumprimento das diretrizes demandadas pela legislação, pelas empresas construtoras e pelos gerentes de construção.

Um canteiro onde estes elementos não estão dispostos de forma organizada é parceiro do desperdício e da geração de resíduos. Quanto mais organizado o canteiro, menor a chance de perda de material, além de se evitar acidentes.

Canteiro Desorganizado com Possibilidade de Acidente e Desperdício Causado pelo Retrabalho.
Canteiro Desorganizado com Possibilidade de Acidente e Desperdício Causado pelo Retrabalho.


Canteiro Desorganizado.
Canteiro Desorganizado.

Excesso de Desorganização na Frente de Serviço.
Excesso de Desorganização na Frente de Serviço.




Situação Insegura Causada pelo Excesso de Desorganização na Frente de Serviço.
Situação Insegura Causada pelo Excesso de Desorganização na Frente de Serviço.

Fonte do texto  e imagens:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos