17 outubro 2017

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade passou a ter uma maior visibilidade com a eclosão de itens omo: ecologia e meio ambiente, voluntariado, educação, saúde e bem- estar, combate a fome e à pobreza, exclusão social e direitos humanos. É importante saber que o desenvolvimento sustentável abriga um conjunto de teorias com recursos importantes para atender as necessidades humanas.


DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Segundo o Relatório de Brundtland, da Organização das Nações Unidas, esse desenvolvimento é responsável de satisfazer “as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” (BRANDAO, 2012). Assim, as sustentabilidades econômica e sócio-política só têm existência se for mantida a sustentabilidade ambiental.


Esse movimento sustentável foi aceito por várias empresas, pelo menos nos seus discursos, com grande rapidez, o marco foi há pouco mais de vinte anos com a publicação em 1987 do relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), conhecida como Comissão Brundtland.

O conceito “desenvolvimento sustentável” se tornou popular a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Para Vincent (1995), “o movimento ecológico desenvolveu-se na esfera pública a partir dos anos 1970”, através de partidos políticos, os partidos verdes em países europeus, mesmo assim vale considerar a importância de Ernst Haeckel, cientista que criou a palavra Ecologia, em 1866.

Para Norgaard (1994) é impossível definir desenvolvimento de um modo operacional em detalhe e com o nível de controle com a base nas premissas dominantes da modernidade, como atomismo, mecanicismo, universalismo.

Mesmo com todas as criticas, o desenvolvimento sustentável se tornou a base de um dos mais importantes movimentos sociais da atualidade e esse desafio não levou mais de duas décadas, considerando a CNUMAD de 1992, que foi criada pela Assembléia Geral da ONU, como um marco divisor da oficialização desse conceito. Nesse relatório que tem a famosa definição de desenvolvimento sustentável: “Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades” (CMMAD,1991,p. 46).

Isso acontece porque novos valores são institucionalizados na sociedade e se tornam “verdades” a serem seguidas num determinado setor, as organizações respondem a essas pressões adotando esses modelos e as práticas tidas como
melhores num dado sistema social, com isso as empresas buscam a eficiência simbólica e a eficiência técnica (MEYER e ROWAN, 1991).

O desenvolvimento sustentável elimina a desigualdade entre gerações, que é algo mais amplo relacionado com o bem-estar, e não simplesmente uma comparação da renda (Becker et AL, 2005). A igualdade entre gerações significa que cada geração deve ter o mesmo bem-estar ou a mesma igualdade de oportunidades que as demais. A Economia Verde é que “resulta em melhoria do bem-estar humano e equidade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica” (United Nations..., 2011,p.16).

“Apesar dessa grande quantidade de definições do conceito (desenvolvimento sustentável), ou talvez devido exatamente a isso, não se sabe exatamente o que o termo significa. As duas definições comumente conhecidos, citadas e aceitas são a do Relatório Brundtland (WCED,1987) e a do documento conhecido como Agenda 21.

A mais conhecida definição, do Relatório Brundtland (...) contém dois conceitos-chaves: a necessidade, referindo-se particularmente às necessidades dos países subdesenvolvidos, e a ideia de limitação, imposta pelo estado da tecnologia e de organização social para atender às necessidades do presente e do futuro.” (BELLEN, Hans M. V., 2010).

Pensando dessa forma, que todas essas preocupações acabam que interferem no andamento de uma organização e fazem com que todas as suas ações estejam relacionadas com estratégias vinculadas e preocupadas com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário