25 novembro 2017

DOS RESÍDUOS URBANOS A CIDADANIA


É indiscutível que, um dos grandes desafios que permeia sociedade pós-moderna é a degradação ambiental, derivada da produção de lixo e resíduos urbanos. O aumento populacional, o crescimento das cidades e o consumismo foram os principais impulsionadores de tais problemas, haja vista a falta politicas públicas que conciliasse o equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente. Logo, fica evidente a importância de se buscar meios que gere atitudes de cidadania, responsabilidade social e uma preocupação de ordem sanitária e ambiental.


DOS RESÍDUOS URBANOS A CIDADANIA
DOS RESÍDUOS URBANOS A CIDADANIA

No que se refere à relação entre responsabilidade social e o lixo urbano, é possível afirmar que no Brasil há uma deficiência em programas e leis que visem amenizar o processo de inadequação no descarte e produção de resíduos, o que acarreta em sérias consequências na vida e de toda coletividade. A conscientização e educação ambiental são duas ferramentas indispensáveis para as mudanças de hábitos da sociedade, porém, para isso faz-se necessário, investimentos públicos e governamentais.

Somando a isso, o acúmulo de lixo e o mau gerenciamento da reciclagem gera contaminação dos solos, águas e rios, aumento de lixões à céu aberto e a escassez de recursos naturais devido sua extração, uma vez que, para se produzir o lixo é preciso retirar do meio ambiente. Tal realidade, mostra a urgência em suprir as necessidades que derivam de problemas como o pequeno efetivo da coleta seletiva, a capacitação, treinamento e valorização dos trabalhadores de cooperativas, a substituição total dos lixões à céu aberto por aterros sanitários, além da falta de instrução da população sobre a maneira adequada da separação dos resíduos sólidos. Dessa forma, há um longo caminho à ser vencido no dia a dia de cada cidadão e autoridades competentes.

Cada cidadão é responsável pela geração diária de lixo e resíduos, desde seu nascimento, à qual se cessará apenas com o fim de sua existência. Sendo assim, para garantir o bem estar coletivo, preservação das futuras gerações e do meio em que vivemos , é imperativo que haja uma interação e ações coletivas entre Estados, municípios, empresas e sociedade. O governo deve instituir leis e políticas que não induzam apenas à redução de resíduos gerados, mas à quantidade (massa), como estimulando empresas à utilizarem embalagens e produtos recicláveis, logo, impulsionando o consumo consciente e sustentável da sociedade que tem o papel fundamental nessa batalha, devendo está bem informado por meio de medidas educativas, para que assim possamos usufruir do melhor que a natureza tem a oferecer.
Fonte:projetoredacao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário