13 dezembro 2017

REJEITOS E RESÍDUOS E AS SUAS DIFERENÇAS

AS DIFERENÇAS ENTRE RESÍDUO E REJEITO

Resíduos e rejeitos são palavras normalmente usadas como sinônimos, porém existem diferenças entre elas.



REJEITOS E RESÍDUOS E AS SUAS DIFERENÇAS
REJEITOS E RESÍDUOS E AS SUAS DIFERENÇAS




A palavra resíduo é bastante utilizada no dia-a-dia das pessoas, normalmente, quando compramos algo que possua embalagem, descascamos uma fruta ou quando usamos alguma coisa até o final da sua vida útil, geramos resíduo.
Mas afinal, qual a diferença entre resíduo e rejeito?

Quando o que sobra de determinado produto, seja sua embalagem, casca ou outra parte do processo, ainda pode ter outro tipo de uso ou reciclado, ele é chamado de resíduo. Em outras palavras, os resíduos ainda possuem algum valor econômico que pode ser apropriado pelas indústrias, por cooperativas de catadores e outros componentes da cadeia produtiva. Podemos citar como exemplo as latinhas de alumínio, garrafas PET, etc.

Já o rejeito é um tipo específico de resíduo sólido, onde todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já foram esgotadas e não apresenta condições para reinserção na cadeia produtiva, seja por excesso de contaminação ou pela perda de suas características físico-química. No caso de rejeitos, a única solução é encaminhar para um aterro sanitário licenciado ou para a incineração. Podemos citar como exemplo os restos de alimentos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos

A importância de saber diferenciar os dois termos se deu devido a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que desde 2014 fiscaliza a destinação correta de resíduos e rejeitos.

A principal meta da PNRS é reduzir a produção de resíduos, os reutilizando ao máximo. Quanto aos rejeitos, a lei prioriza a disposição adequada que menos vai impactar o meio ambiente.

Com a PNRS, todos os lixões devem ser eliminados para darem lugar a aterros sanitários. A fiscalização tende a ser rígida com relação à distinção, já que o operador do aterro sanitário deverá receber apenas rejeitos. Caso contrário, a empresa estará sujeita às penalizações do Ministério Público.

Destinação x Disposição

Devido às diferenças, quando falamos em resíduos haverá DESTINAÇÃO aos processos de reciclagem, reutilização ou aproveitamento econômico, onde ficarão inseridos por mais tempo em cadeia produtiva.

Já para os rejeitos haverá DISPOSIÇÃO final em aterros sanitários, onde serão degradados de acordo com o processo adequado, alternativamente poderão gerar energia elétrica a partir dos processos de queima controlada.
Fonte do texto:info.opersan.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário